quarta-feira, março 05, 2008

Pintadas-BA


POPULAÇÃO

Pintadas-BA



Contagem da População 2007 = 10.551
Município de Pintadas

""
Brasão de Pintadas
Bandeira de Pintadas
Brasão Bandeira
Hino
Aniversário 9 de maio
Fundação 9 de maio de 1985
Gentílico pintadense


Prefeito(a) Valcyr Almeida Rios (PT)
(20052008)(2009 - 2012 )
Localização
Localização de Pintadas
11° 48' 46" S 39° 54' 32" O
Unidade federativa Bahia
Mesorregião Centro Norte Baiano IBGE/2008 [1]
Microrregião Feira de Santana IBGE/2008 [1]
Região metropolitana
Municípios limítrofes Ipirá, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, Baixa Grande e Mairi.
Distância até a capital 250 quilômetros
Características geográficas
Área 531,4 km²
População 10.551 hab. est. IBGE/2007
Densidade 21,4 hab./km²
Altitude 300 metros
Clima semi-árido
Fuso horário UTC-3:00
Indicadores
IDH
0.625 medio
PIB R$ 23850 mil IBGE/2007
PIB per capita R$ 2.109,00 IBGE/2007

Área da unidade territorial (km²) = 529


HISTÓRIA

A origem do nome do município, tem muitas versões, o fato é que todas elas apontam que nome "Pintadas" é devido ao hábito do primeiro morador do lugar gostar de criar vacas pintadas, inicialmente povoada pelo Sr. Manoel Gonçalves, o lugar que ficou conhecido como "Fazenda das Pintadas", com o passar dos anos tornou-se vila, povoado, distrito e finalmente, em 9 de Maio de 1985, Pintadas conquistou sua emancipação política.


DADOS GEOGRÁFICOS

O Município de Pintadas está localizado no semi-árido baiano, micro-região de Feira de Santana, distante 250 km da Capital Salvador-Bahia. Para se chegar ao município a partir da capital baiana, um dos acessos mais utilizado é através da BR 324 até Feira de Santana, e em seguida a BA 052 (Estrada do Feijão) até o Município de Ipirá, a partir deste são 48 km não pavimentados.

O Município tem uma área territorial de 529,211 Km², com 216m de altitude 12°77’44’’ de latitude e 39°68’77’’ de longitude. Limita-se com o Município de Mairi ao oeste, Capela do Alto Alegre ao norte, Pé de Serra ao leste, Ipirá ao sul e Baixa Grande ao sudeste.

O Município se divide em 1 distrito, o de José Amâncio a 12 km da sede, 4 povoados: Raspador, a 18 km, Antonio Gomes a 18 Km, Coração de Jesus a 10 km, Santo Antônio a 18 km; e 35 comunidades.

Clima
A região apresenta um clima quente e seco, com temperatura média anual de 24ºC, precipitação média anual de 471 mm, com período de chuva entre janeiro e março, apresentando um clima tipicamente semi-árido.

Vegetação
A vegetação é uma expressão do clima, bem como de outros fatores geo-ambientais representados pelo relevo, material de origem e pelos organismos. O Bioma Caatinga predominante no Município apresenta vegetação diversificada, incluindo diferentes fisionomias e ecótonos com outros biomas associados, numa grande diversidade de espécies vegetais, muitas destas endêmicas destes ambientes. Suas formações vegetais têm características bem definidas: árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas na estação das secas (espécies deciduais ou caducifólias), além de Cactaceae.

A flora é caracterizada por espécies adaptadas ao calor e à seca e como mecanismos adaptativos algumas espécies não apresentam folhas (Cactaceae), outras perdem totalmente (decidual) ou parcialmente (semi-decidual), outras ainda apresentam folhas pequenas. Ainda algumas espécies apresentam bulbos em suas raízes para armazenamento de água. Apesar do seu aspecto árido, no inicio das chuvas, este bioma perde seu aspecto rude e torna-se rapidamente verde e florido.

Hidrografia
A área do município de Pintadas está situada na bacia do Rio Paraguassu, mais especificadamente na sub-bacia do Rio Jacuípe. Entretanto estes rios não passam no território municipal. Os cursos de água que banham Pintadas são: Rio do Peixe, Cairu e Imbé. Tais rios são temporários devido aos baixos índices pluviométricos anuais, escoando alguns dias por ano, durante as enchentes, geralmente só por algumas horas. Nesta época, a vazão pode ser muita alta e as águas pouco carregadas de sais. Quando a vazão diminui, a concentração em sais aumenta sobretudo por causa da importância dos planossolos na região. Os recursos hídricos de origem subterrânea e sub superficial são geralmente de pouca vazão e de alto teor de sal.

Fonte: IBGE, pesquisa local primária.

SISTEMA DEMOGRÁFICO

O município apresenta uma população de 10.551 habitantes( censo 2007), Sendo que o município tem uma superfície de 529,211 km², sua densidade demográfica é de 21,4 hab/km².

Observa-se aqui uma tendência de urbanização progressiva da população, pois há 10 anos atrás, 78% da população residia na zona rural. Este êxodo é decorrente da falta de estrutura de serviços na área rural e vem acarretando problemas sociais pela ausência de emprego e de estrutura de serviços suficientes para atender a esta população.

SISTEMA ECONÔMICO

O município apresenta baixo índice de desenvolvimento econômico. Sendo que o maior volume de recursos em circulação é oriundo dos órgãos das três esferas governamentais, através do pagamento de salários, benefícios do INSS e programas de transferência de renda. Estes recursos atendem em torno de 468 servidores municipais, 2 mil beneficiários da Previdência Social; além de 1.516 famílias do Programa Bolsa Família. No setor privado destaca-se a produção pecuária, sobretudo bovina, a criação de ovinos de corte da raça santa inês, a apicultura, bem como o comércio na sede do município, além de pequenas iniciativas de inclusão econômica.

Setor Primário
A economia do Município de Pintadas é baseada em atividades agropecuárias, com predomínio da pecuária. O solo é propenso para o plantio de culturas curtas, como milho e feijão, de rápida colheita. Em algumas localidades destaca-se a produção de farinha de mandioca, produzida por mão de obra familiar e às pastagens com predomínio do gado bovino leiteiro e de corte. Em virtude da escassez de chuva as atividades produtivas estão sendo direcionadas para criação de animais de pequeno porte como: caprino-ovino, abelhas, aves por se adaptarem melhor ao clima da região. Há o melhoramento da genética do rebanho caprino-ovino.

Através da pesquisa do IBGE, a pecuária em 2003 apresentava de rebanho efetivo 19.230 cabeças de bovinos; 2.500 cabeças de suínos; 1.208 cabeças de eqüinos; 400 cabeças de asininos; 62 cabeças de muares; 17.800 cabeças de ovinos; 7.804 galinhas; 14.258 galos, frangos, frangas e pintos; 4.000 cabeças de caprinos; 2.950 cabeças de vacas ordenhadas.
A lavoura temporária conta com a produção de 14 toneladas de batata doce; 360 toneladas de feijão; 300 toneladas de mandioca; 240 toneladas de milho. Já a lavoura permanente apresenta como produção, 58 toneladas de banana. A extração vegetal no município produz 4 toneladas de umbu; 13.650 metros cúbicos de madeira; 3 toneladas de oleaginosos licuri.


Setor Secundário
O município possui pequenas iniciativas individuais, como fabricação de sofás, móveis, portas e janelas, roupas, utensílios de cama, mesa e banho, artesanato (tapeçaria e palha, crochê, pintura em tecido, ponto-cruz, vagonite, tricô), produção artesanal de queijo e requeijão. Entre as atividades coletivas temos marcenarias, entreposto do mel, abatedouro de caprinos, ovinos e bovinos.

Setor terciário
O município tem em torno de cem bares na zona urbana e rural, dois restaurantes, cinco lanchonetes, sete salões de beleza, três farmácias, dois açougues, seis padarias, três lojas de confecções, três casas de móveis, quatro casas de material de construção, três óticas, seis supermercados de médio e pequeno porte, cinco oficinas de automóveis, duas locadoras de vídeos, três borracharias, dois estabelecimentos de serviços informáticos.
Um Abatedouro e Frigorifico de ovinos e caprinos, com capacidade de abater 400 animais\dia

Infra-estrutura
A Infra-estrutura é condição necessária para a cidadania, permitindo que todos tenham acesso a serviços básicos como a eletricidade, comunicações, transportes urbanos e saneamento. O município apresenta as seguintes características:
Abastecimento de água - A água utilizada na sede do município e no distrito de José Amâncio vem da Barragem de São José, cuja distribuição é realizada pela Empresa Baiana de Saneamento-EMBASA. A zona rural é atendida através de poços artesianos, represas e cisternas. O município conta com 58 açudes, das quais 6 com profundeza maior que 10 m. Os mesmos têm capacidade de armazenar água por mais de um ano e asseguram parcialmente recursos hídricos em caso de estiagem prolongada.
Coleta de lixo – Realizada diariamente de segunda a sábado, de maneira que garante a coleta em todas as ruas três vezes por semana, usando o regime de alternância. O lixo é coletado e destinado ao aterro sanitário localizado a 3 km da sede do município.
Saneamento – Apenas a sede do município conta com rede de esgoto, atendendo a cerca de 60% da população. Ficando 40% da população ainda desprovida deste serviço. Na zona rural, inexistindo uma rede de esgoto, aproximadamente 30% das casas possuem fossas, sendo que 70% dos domicílios depositam os dejetos a céu aberto. A maioria das casas é de tijolo e bloco, correspondendo a 93%, o restante é de taipa.

Energia
A eletrificação pública abrange um percentual de 95% na zona urbana. O atendimento rural chega a 40%. Isto por um total de 1.300 famílias. A COELBA dá atendimento ao município, através de um ponto de atendimento.
Agências bancárias
O município conta com uma agência da Cooperativa de Crédito - SICOOB SERTÃO, um Banco Postal - Bradesco e um ponto de Atendimento da Caixa Econômica.

Telecomunicação
Os meios de comunicação utilizados são telefones com sistemas DDD e DDI, telefonia móvel (operadora claro) correio, rádio comunitária, fax e internet.
O sistema de telecomunicações é insuficiente, existem telefones particulares, residenciais e orelhões, em número pequeno para atender a população da sede, na zona rural existe apenas nos povoados de: Raspador - 2, Antônio Gomes - 1 e 2 no distrito de José Amâncio, sendo insuficiente para atender as necessidades das comunidades.
Registra-se também a existência de 01 operadora (CLARO) de telefonia celular.
O município disponibiliza várias Lan Houses.

Fonte: IBGE e pesquisa de campo.

Um comentário:

Unknown disse...

Sou de salvador mas tenho muitos parentes ai por Pintadas, a familia de Minha mãe é do povoado Santo Antonio, conhecido Também como Caldeirão Coberto,adoro! essa cidade e fico muito feliz em Ver o que O Prefeito Valcyr Rios esta fazendo por essas pessoas. e o bom desenvolvimento que ele esta fazendo com essa cidade que amo de coração.

Atenciosamente: Vanessa Souza Duarte

Torpedos Grátis

Localizar no Site