Agropecuária reúne os substantivos agricultura e pecuária. É portanto a área do setor primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gado, suínos, aves entre outros.
Índice
|
Fatores da produção agrícola
Os fatores que interferem na produção agrícola são: terra, trabalho, e capital. A importância de cada um desses fatores na agricultura está relacionada ao grau de desenvolvimento econômico do país. A produção pode aumentar ou não dependendo da melhor utilização da terra, como no uso de sementes e mudas selecionadas, de técnicas de cultivo mais racionais, de fertilizantes, inseticidas etc.
Na agricultura chamada tradicional, a terra e o trabalho são a base da produção, sendo que a terra é responsável por 90% do investimento total, sendo inclusive indicador do status socioeconômico.
O capital é o principal fator de produção, pois a agricultura moderna depende de técnicas e equipamentos sofisticados, o que significa grandes investimentos.
Tipos de sistema e uso de terra
A agricultura e um conjunto de tecnicas que o homem criou para produzir mais.podemos dividir esse sistema em 2 partes:
- Da zona temperada: realiza a rotação de 3 em 3 anos dos cultivos, o que traz um uso intensivo da terra, pois não existem espaços ociosos durante o ano. É característico da agricultura na Europa, EUA e Canadá.
- Da zona tropical: é um cultivo com queimadas, no qual a colheita é realizada durante alguns anos apenas, pois o solo não apresenta mais fertilidade. É chamada de agricultura itinerante e extensiva, e caracteriza-se pelos baixos rendimentos, pela rotação de terras e pela baixa densidade demográfica rural. É encontrada nos países tropicais que sofreram a implantação da plantation em seu período colonial, com monocultura em latifúndios, mão-de-obra barata e objetos exploratórios.
Os objetivos da agricultura
Pode-se classificar a agricultura de acordo com a sua finalidade:
- A agricultura de subsistência: a produção destina-se ao consumo do próprio produtor.
- A agricultura comercial: é destinada à venda, portanto quem define a produção é o mercado consumidor.
- A agricultura especulativa: organizada para a exportação, não se relaciona com os interesses da economia e da sociedade local. (ex.: a plantation).
- A agricultura coletivista: organizada segundo as necessidades sociais do país onde é praticada, não se volta para o mercado externo, a procura de lucros. (ex.: Kibutzim em Israel, fazendas estatais com trabalho comunitário, elevados níveis de integração social e finalidade de defesa militar).
- A agricultura científica: é a moderna agricultura. Encontra-se principalmente nos países desenvolvidos e possui as seguintes características utilização intensiva de máquinas agrícolas, como tratores, semeadeiras, colheitadeiras; uso de técnicas de cultivo, com proteção ao solo e à lavoura; uso intensivo de adubos, fertilizantes, corretivos e defensivos agrícolas; adoção, em larga escala, por parte dos agricultores, de cooperativas agrícolas; construção, em larga escala, de silos, câmeras frigoríficas e outros meios de armazenagem de produção; apresentação de uma rede de transporte estruturada, permitindo rápido acesso entre áreas de produção e de consumo; utilização da pesquisa agronômica com o objetivo de aperfeiçoamento genético das espécies.
Nenhum comentário:
Postar um comentário