terça-feira, maio 19, 2009

BACIA DO JACUÍPE INAUGURA PONTO DE CULTURA "PENSAR FILMES" EM PINTADAS

Projeto vai envolver jovens de 14 municípios na produção de audiovisual

Fortalecer a identidade territorial da Bacia do Jacuípe através da produção de cinema e vídeo. Esse é o principal objetivo do Ponto de Cultura Pensar Filmes, que será lançado nos dias 22 e 23 de maio, em Pintadas. A aula inaugural será ministrada por Póla Ribeiro, cineasta e diretor do IRDEB (Instituto de Radiodifusão da Bahia), e terá participação de Sofia Federico, diretora da DIMAS (Diretoria de Audiovisual da Secretaria de Cultura da Bahia) e Sophia Rocha, coordenadora dos Pontos de Cultura da Bahia/SECULT.

Dirigido pela Rede Pintadas, em parceria com a Companhia de Artes Cênicas Rheluz, o Pensar Filmes é um dos Pontos de Cultura selecionados pela SECULT (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) no ano passado. Trata-se de um projeto inédito na região e envolverá cerca de 40 participantes, entre jovens e adultos de 14 municípios da Bacia do Jacuípe.

Durante três anos os alunos terão aulas teóricas e práticas que vão desde o aprendizado de captação de imagens, elaboração de roteiro, edição, até a produção de vídeos.  De acordo com Vandelson Gonçalves, diretor do Pensar Filmes, a proposta do ponto é atuar nas dimensões econômica, social e cultural. "A idéia é que o Ponto seja uma ferramenta de fortalecimento da identidade do território, através da produção de vídeos que retratem a diversidade cultural da região, sirva como instrumento para potencializar os instrumentos de comunicação e possa contribuir na geração de emprego e renda", destaca Vandelson.

Programação

No dia 22 de maio, acontecem reuniões de planejamento do curso com alunos e monitores durante o dia. À noite, às 20 horas, será realizada em praça pública a primeira etapa da Mostra de Vídeos com exibição dos filmes "Pintadas: memórias de Luta", direção de Vandelson Gonçalves e "Pintadas Solar", com direção de Marcelo Villanova. Após a sessão, acontece show com o grupo Ferrovia CPM.

No dia 23, às 9h30, será a abertura oficial do Ponto de Cultura, no Salão Paroquial, e Aula Inaugural do curso, às 14 horas. À noite, o grupo Cara de Tacho se apresenta às 19 horas com o espetáculo "O Cata Vento Amarelo", com texto e direção de Benedito Oliveira. A montagem é resultado da oficina de teatro realizada pelo Ponto de Cultura "Pintadas Cultura Viva", da Companhia de Artes Cênicas Rheluz. Às 20 horas, será exibido o filme "Pintadas de Solidariedade", com direção de Carlos Rocha encerrando a Mostra de Vídeos. Zacarias e convidados apresenta o seu show finalizando a programação.

MAIS INFORMAÇÕES:
Vandelson Gonçalves - diretor do Pensar Filmes
(75) 3693-2209 / (75) 8159-8215

 

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site