terça-feira, novembro 09, 2010

Bacia do Jacuípe - Informações Importantes - nº 01/novembro

Prezados (as) Agentes Territoriais da Bacia do Jacuípe

Saudações Territoriais!

Conforme informado anteriormente, muitos agentes territoriais solicitaram do Conselho de Administração o adiamento de algumas atividades da agenda da Bacia do Jacuípe, e assim foi deliberado em reunião do mês de julho que as atividades do Território retomariam a agenda normal a partir de outubro, se não houvesse segundo turno na Bahia e no Brasil, ou em novembro, caso houvesse segundo turno.

Desta deliberação coube ao Território tocar somente as atividades coletivas inadiáveis e as demais atividades operacionais de natureza administrativa.

Agora, retomando as atividades de construção coletiva, trazemos algumas informações com a finalidade de socializar convosco, objetivando tornar pública e conclamar a vossa participação.


Na oportunidade felicitamos a todos pelas votações de seus candidatos, ao passo que já vos provoco no sentido de iniciar o diálogo com os mesmos com vistas a ajudar-nos no financiamento dos projetos do PTDS.

_______________________________________


1) Encontro do GT de Educação

O Grupo de trabalho de Educação manteve a agenda de atividades territoriais, mesmo com o processo eleitoral em curso. Durante as eleições os encontros mensais aconteceram, cujas pautas passaram pela construção de ações com vistas a execução do Plano Territorial de Economia Solidária.

O GT estará se reunindo no próximo dia 10 de novembro, no Salão Paroquial, em Baixa Grande, conforme programação e pauta abaixo.



Horário

Atividade

08:00h às 08:30h

Café

08:30h às  09:00h

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas comissões no GT de Pintadas

09:00h às 12:30h


Conclusão dos trabalhos de grupo

12:30h às 13:30h

Almoço

13:30h às 15:30h

Socialização dos planos de trabalho e intervenção da plenária


15:30h às 16:30h

Indicativo de prioridades para elaboração de Projetos

16:30h

Encerramento das atividades


A coordenação do GT faz algumas observações que dispomos abaixo para apropriação e tomada de medidas cabíveis:

  1. Para facilitar nosso trabalho é fundamental que cada membro do GT conheça o eixo Educação antecipadamente, são apenas 25 páginas. As pessoas que não têm cópia do PTDS, ainda que eletrônica, retornem informando que eu envio;

  1. Os municípios que têm a cópia impressa do documento é importante levar;

  1. Aos municípios que puderem, solicito que levem notebook e data show, para dinamizar os trabalhos nos grupos. Considerando que B. Grande tem e eu levarei, precisaríamos de mais dois (notebook e data show).

  1. Peço que haja empenho dos municípios no sentido de garantir a presença dos(as) técnicos(as) das Secretarias que estiveram no encontro de Pintadas, pois precisamos garantir a continuidade das comissões e o fortalecimento das mesmas.

  1. É importante que diretores(as), coordenadores(as), assessores(as) que fazem parte da lista discutam com Secretárias(os) e nos retorne até segunda-feira confirmando a participação e a quantidade de pessoas por município.

_______________________________________



2) Encontro GT de Agricultura

O GT de Agricultura estará retomando suas atividades no próximo dia 12 de novembro (sexta feira), e pela ausência de reuniões no período eleitoral, haverá uma pauta bastante extensa para trabalhar, conforme a programação abaixo demonstra.


Horário

Atividade

08:00h às 08:30h

Café

08:30h às  09:00h

Plano de Providências PROINF

09:00h às 09:30h

Mapeamento de Economia Solidária

09:30h às 10:30h

Execução do PTDS

10:30h às 12:00h

Apresentação do PRONAF Semi Árido

13:30h às 14:30h

Avaliação Geral das ações desenvolvidas pelo GT de Agricultura e Meio Ambiente: retomada da discussão sobre a participação ativa dos agentes nos encontros territoriais

14:30h às 16:30h

Escassez dos Recursos Hídricos: elaboração de proposta para serem encaminhadas ao comitê no dia 26

Uma das temáticas que seria abordado neste encontro seria a regularização fundiária. Esta discussão seria viabilizada por um representante do CTA, pois há entraves que inviabilizam o processo de titularização das terras. Porém, pela impossibilidade do CDA se fazer presente, estaremos deixando esta pauta como indicativo do próximo GT, em dezembro.

Além deste indicativo, há também uma proposta de crédito fundiário que o CODES foi provocado. Trata-se de uma oficina com a finalidade de capacitar os agentes para a construção de propostas de crédito fundiário, apresentação das linhas disponíveis em todas as instituições parceiras, etc. Este indicativo será apresentado neste encontro de novembro para que, se aprovado, a oficina seja realizada no próximo encontro do GT, em Dezembro.

Este encontro do dia 12 de novembro acontecerá em Capela do Alto Alegre, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.


_______________________________________


3) Encontro do CAPPA

Nos próximos dias 19 e 20 de novembro estará acontecendo a 2ª reunião ordinária do CAPPA (Conselho de acompanhamento do Plano Plurianual), no qual a Bacia do Jacuípe dispõe de duas representações.

Nos próximos informativos estaremos apresentando o indicativo de pauta e o local do encontro.

_______________________________________



4) Encontro GT de Desenvolvimento Social

Mesmo com as turbulências e agitações do processo eleitoral, o GT de Desenvolvimento Social esteve reunido por duas vezes nos últimos meses. A finalidade principal era a escolha dos projetos prioritários do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável no programa de Desenvolvimento Social.

Neste sentido, o GT escolheu como prioridade a construção dos prédios dos CRAS nos municípios, para que obtenhamos em cada município a estrutura adequada e assim o CRAS cumpra com sua função social.

Os encontros de Várzea do Poço e Nova Fátima serviram de deliberação sobre esta prioridade e estruturação metodológica para a construção do projeto, respectivamente.

A metodologia desenhada se resume no seguinte processo atividade/responsável:
1)   Sistematização do questionário - CODES

2)   Levantamento do Censo CRAS 2010- Municípios
3)   Construção do Censo CRAS da Bacia do Jacuípe - CODES
4)   Sistematização dos dados - CODES
5)   Construção do projeto - CODES


A etapa inicial, sistematização do questionário e o necessário envio para os municípios, já foi realizada. O que nos resta agora é aguardar o retorno dos municípios, e assim partirmos para as etapas subseqüentes.

Precisamos da etapa 2 encerrada até quarta feira, dia 10, com todos os municípios tendo concluído, pois caso contrário inviabilizará as demais etapas, e o encontro do GT ficará comprometido.

O Próximo encontro será em Gavião, no dia 18 de novembro, no centro cultural, com a seguinte pauta:


Horário


Atividade

08:00h às 08:30h

Café

08:30h às  12:00h

Socialização e ajuste do Projeto do CRAS

12:00h às 13:30h

Almoço

13:30h às 14:30h


Deliberação da comissão para as reuniões com instituições para discussão do Projeto do CRAS

Uma notificação se faz necessária: até a presente data so temos o questionário de Baixa Grande, Capela, Pintadas, Nova Fátima, Serra Preta e Riachão do Jacuípe. Nem metade chegou para tocarmos as demais etapas.

_______________________________________


5) Mapeamento de Economia Solidária


A Vida Brasil estará executando o projeto do governo federal de mapeamento das atividades de economia solidária da Bacia do Jacuípe. Esta atividade havia sido programada há alguns meses atrás, e por conta de dificuldades no custeio, foi adiada e repensada enquanto estratégia operacional.

Abaixo segue a relação de entidades que a Vida Brasil já traz em sua relação com vistas a poder visitar os empreendimentos.

No GT de Agricultura do dia 12 estaremos amarrando a agenda de visitas. Ressaltamos que este mapeamentos era importantíssimo para estreitarmos nossos laços com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), para buscarmos o custeio dos projetos que visam promover o desenvolvimento desta importante categoria de produção do nosso Território.

Assim, fica claro que quanto maior o número de empreendimento cadastrado, mais prioritários era nosso Território para a a estratégia local que deveremos utilizar será:

  1. Relacionar todas as atividades de natureza solidária desenvolvida nos respectivos municípios;


  1. Informar aos empreendimentos a visita da Vida Brasil;

  1. Informar aos empreendimentos da relação abaixo sobre a visita da Vida Brasil.

Relação de entidade já cadastrada a ser visitada

Baixa Grande

Cooperativa Mista Agropecuária de Baixa Grande Ltda

Assoc. dos Apicultores de Baixa Grande

Capela do Alto Alegre

Cooperativa Agropecuária de Capela Alto Alegre Ltda

Gavião

Associação dos Hortopsicultores do Vale do Jacuípe

Associação dos Produtores de Leite de Gavião

Ipirá

Associação de Apicultores de Ipirá

Associação São Jorge dos Pequenos Agricultores da Fazenda Aldeia

Comunidade Kolping

Cooperativa de Desenvolvimento Agropecuário de Ipirá Responsabilidade Ltda

Mairi

Cooperativa de Crédito Rural de Mairi - Sicoob Coopermar


Pé de Serra

Cooperativa de Credito Rural

Cooperativa Polivalente Filhos da Terra

Pintadas

Associação Cultural Beneficiente Pe. Ricardo

Cooperativa de Crédito Rural Pintadas

Serra Preta

Ass. de Peq. Prod.e Trabalhadores Rurais do Brejo

Associação Comunitária dos Moradores de Serra Preta

Associação Comunitária dos Trab. Rurais Ciriema

Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais da Comunidade do Pau Seco

Associação Comunitária Serra Preta

Várzea da Roça

Associação de Apicultores da Fazenda Laguinho


Bordado Pintura

Criação De Galinha Caipira

Mucriarte

_______________________________________



6) Fórum Baiano da Agricultura Familiar

A Coordenação Executiva do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF) convoca os/as dirigentes das entidades, organizações e movimentos sociais que integram o FBAF para participarem de uma PLENÁRIA a ser realizada no dia 09 de novembro de 2010, das 09 às 16 horas.

A atividade será na Sala de Reuniões da Obra KOLPING - Rua Abelardo Andrade Carvalho, 28 - Boca do Rio – Salvador/BA (mapa anexo).

Os pontos de pauta propostos para esta PLENÁRIA são:

1)   Análise sobre a conjuntura política pós-eleições;


2)   Balanço sobre os resultados/ações da “Sala de Situação FBAF/Governo da Bahia”

3)   Definição da estratégia de diálogo com parlamentares da base aliada e com o Governador Jaques Wagner sobre o processo de transição para o mandado 2011/2014;

4)   Definição das propostas a serem apresentadas à equipe de transição.

Aqui chamamos atenção para a participação de entidades da Bacia do Jacuípe que atuam junto a agricultura familiar. Precisamos participar e integrar o fórum colaborando com as discussões e encaminhamentos.


_______________________________________

 Ademais, nos resta solicitar que encaminhem esta mensagem a quem couber, objetivando tornar públicas as informações, prezando pela simetria.


Atenciosamente,

Matteus Guimarães Martins
Secretário Executivo da Bacia do Jacuípe

Tel.: 75 8164 6013 --- 75 9152 3056



COMO CHEGAR.jpg
76K

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Paróquia Pintadense

Portal Bacia do Jacuípe

Polo Pintadas UAB

Secretaria de Educação

Colégio Normal de Pintadas

Localizar no Site