quarta-feira, dezembro 01, 2010

Prezados (as) Agentes Territoriais da Bacia do Jacuípe

Saudações Territoriais!


A seguir disponibilizamos importantes informações para vosso conhecimento, apropriação e socialização.


1)  Encontro de Vaqueiros e Fazendeiros em Nova Fátima


Aconteceu ontem o 1º Encontro de Vaqueiros e Fazendeiros de Nova Fátima. Lamentamos a não divulgação da atividade, mas não o fizemos pela ausência de atividades da comunicação territorial desde a data de recebimento da programação até acontecimento do evento.


À organização pedimos desculpas e aos agentes territoriais ficam nosso lamento por não ter informado a todo(a)s sobre esta importante festa de preservação das culturas ligadas ao sertão, ao vaqueiro, em especial.


Em anexo segue cartaz da grande atividade para conhecimento (anexo 1).


_______________________________________



2)  EMBRAPA apresenta os primeiros resultados na Bacia do Jacuípe


Pela mesma razão anteriormente exposta sobre a questão da comunicação, também não pudemos repassar o convite a todo(a)s os agentes territoriais da Bacia do Jacuípe para apreciarem os primeiros resultados do projeto de melhoramento da qualidade do Leite Bovino da Bacia do Jacuípe coordenado pela EMBRAPA.


Esta Instituição esteve nos dias 25 e 26 de novembro em Pintadas revelando todos os ganhos e dificuldades do projeto. No dia 25/11 foram feitas explanações sobre a formulação de ração utilizando computadores e softwares específicos, sendo dirigido a técnicos e coordenado pelo Adapta Sertão.



No dia 26, foi apresentando alguns resultados dos trabalhos obteve-se até agora relativos ao Projeto Território Bacia do Jacuípe.


A atividade além de colher apresentar os resultados buscou ouvir críticas, sugestões e propostas de apoio.


_______________________________________



3)  Encontro da Coordenação Estadual de Territórios (CET)


A Coordenação Executiva da CET convoca o(a)s dirigentes de Colegiados, Articuladore(a)s e representantes de instituições parceiras para participar do Encontro Estadual de Colegiados Territoriais a ser realizado em Salvador, nos próximos dias 02 e 03.


A programação segue em anexo para conhecimento (anexo 2).


_______________________________________



4)  Projeto Arte pela Educação


O Projeto Arte Pela Educação na Bacia do Jacuípe estará realizando um grande evento de fechamento da segunda etapa. Na oportunidade estarão sendo apresentados os avanços e pactos realizados pela implementação da proposta político pedagógica do projeto.


Honrará o Território com suas presenças o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, o excelentíssimo senhor Márcio Meirelles, o presidente do CODES Bacia do Jacuípe, o excelentíssimo senhor Valcyr Rios, o(a)s prefeito(a)s da Bacia, vereadore(a)s, secretário(a)s municipais, artistas, arte educadores e demais agentes territoriais da Bacia do Jacuípe.


A atividade acontecerá dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2010, a partir das 09:00h no Centro de Cultura Popular “Tacho de Arte”.


Em anexo segue convite (anexo 3).


_______________________________________



5)  I Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar e I Feira do Mel de Serra Preta

 Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro acontecerá em Serra Preta, no distrito do Ponto, o I Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar e I Feira do Mel de Serra Preta.



Um grande e audacioso evento, que traz várias atividades, incluindo exposições de projetos, apresentação de experiências exitosas, debates, seminários, oficinas.


Está aberta a inscrição para apresentação de experiências exitosas e de exposição de produtos da agricultura familiar de todos os municípios da Bacia do Jacuípe.


Ainda esta semana disporemos mais detalhes do evento.


_______________________________________


6)  Comitê de Bacia realiza evento na Bacia do Jacuípe


O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu (CBHP) estará realizando no dia 09 de dezembro, em Riachão do Jacuípe, a IX Reunião Extraordinária, qual por meio desta tornamos pública e convidamos os interessados.


Abaixo segue a programação da atividade. Na oportunidade ressaltamos a importância de todo(a)s os militantes na defesa do rio Jacuípe, com a finalidade problematizar as questões de sobrevivência pelas quais passa nosso rio.






DATA


HORÁRIO


ATIVIDADE



09/12/2010


13:30h


Abertura


13:35h


Escolha dos membros para compor o GT para produção do Seminário de Discussão sobre a Categoria mais Adequada para a Unidade de Conservação da Nascente do Rio Paraguaçu


13:50h


Preenchimento das Vacâncias do CBHP


14:20h


Apresentação sobre a Regularização da Descarga da Barragem de Pedra do Cavalo


16:00h


Oficina de Planejamento (início)


18:00h


Encerramento


10/12/2010


08:30h


Oficina de Planejamento (continuação)



12:30h


Almoço


14:00h


Oficina de Planejamento (continuação)


18:00h


Encerramento


Em anexo segue a convocatória com devidas orientações (anexo 4)!

 _______________________________________

 
7)  Festival de Convivência com o Semi Árido

 Acontecerá no dia 12 de dezembro de 2010 o XIV Festival de Convivência com o Semi Árido. Um evento grandioso, com proposta atrevida que chega na sua 14ª edição.


Nesta oportunidade promoverá atividades culturais ligadas ao semi árido, propostas de recatingamento, distribuição de mudas nativas da caatinga, exposição de produtos derivados do licuri, exposição de artesanato e alimentos processados,  etc.

 A atividade será na EFA Quixabeira. Em anexo segue cartaz da atividade (anexo 5).


_______________________________________




8)  Mais cinemas na Bacia do Jacuípe


A Diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, FUNCEB, publicou o resultado da seleção do Edital Cine Mais Cultura – Bahia.


Neste referido edital foram selecionados dois projetos de municípios da Bacia do Jacuípe, tendo estes as seguintes descrições:

        



Município


Instituição Proponente


Nota Obtida



Pintadas


Associação. das Entidades de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável de Pintadas


7,05


Ipirá


Instituto Cultural Mil Faces


6,55



Além destes dois cinemas, nosso Território já havia sido contemplado pelo Edital em 2009, através do município de Capela do Alto Alegre. Com isso chegamos ao terceiro cinema na Bacia do Jacuípe!


_______________________________________



9)  Rede Nacional de Assessores Técnicos Territoriais



Aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro, na cidade do Recife (PE), um Encontra Nacional de Capacitação sobre a Estratégia de Desenvolvimento Territorial, cujo público alvo foram os Assessores Técnicos Territoriais (ATTs), nossos conhecidos Articuladores.


Durante os debates ficou claro que a política territorial tem trazido verdadeiros resultados práticos no que tange a construção participativa de políticas públicas e promovendo transformações verdadeiras na vida das pessoas.


Porém ficou claro que há ainda dois grandes entraves a serem sanados:

·         A qualidade de gestão dos projetos por parte das instituições parceiras, muitas vezes atuado de forma amadora ou sem a seriedade devida;

·         Fragilidade contratual dos articuladores, que não dispõem das garantias necessárias para o exercício da função.

 Por se tratar de um problema generalizado, encontrado de um lado a outro do Brasil, o(a)s ATTs resolveram articularem-se em rede, criando assim a Rede Nacional de Assessores Técnicos Territoriais.


Esta Rede tomou como documento base uma carta escrita, aprovada por quase 200 ATTs de todo Brasil e entregue a Humberto Oliveira, Secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA.


Em anexo dispomos a carta para vosso conhecimento (anexo 6).


_______________________________________


10) Associação de Dirigentes culturais


Com quatro anos de existência, o FÓRUM DE DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA DA BAHIA tem muito a comemorar: os índices cada vez maiores de participação de municípios baianos através de seus órgãos de cultura, a participação em importantes atividades que envolvem a promoção cultural em toda a Bahia, o diálogo constante com poder público e sociedade civil, os encontros anuais com os dirigentes municipais de cultura, participação em conselhos, mobilização de prêmios e editais, articulação no processo de conferências, dentre outros avanços.

 Com o propósito de fortalecimento da Cultura baiana, o FÓRUM institucionalizou-se, passando a ter personalidade jurídica, denominada ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA DA BAHIA – ADIMCBA. 

 Desta forma, além de um fórum permanente trata-se de uma organização instituída sob a forma de associação. Vida e bravura aos militantes da cultura organizados na ADIMCBA. Nosso Território estará sempre aqui, à disposição para vossa atuação.


_______________________________________

 
11) FENAGRO 2010: mais do que uma exposição, um diálogo com o novo Brasil, com a Nova Bahia.


Que a FENAGRO é um grande evento da Bahia, isso ninguém tem dúvida. Que a mesma tem uma repercussão internacional, isso também nunca foi questionado. A dúvida que sempre foi evidenciada pelos movimentos sociais era sobre seu caráter de inclusão e abertura para a entrada de outros segmentos da agropecuária.



Esta dúvida ecoou e a resposta foi a promoção do diálogo com as propostas de Bahia e de Brasil proposta pelos governos estadual e federal respectivamente. Este ano a Feira se alinhou com a Política Territorial do Governo Federal e com a política de fortalecimento da Agricultura Familiar do governo da Bahia, mais especificamente da SUAF.


Deste modo, dois eventos acontecerão este ano na FENAGRO:


·      Lançamento do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável dos territórios baianos que já dispõe do documento (ver anexo 7);



·      1ª Feira Estadual da Agricultura Familiar (ver anexo 8).  



O primeiro evento é organizado pela Coordenação Estadual de Territórios e acontecerá no dia 3 de dezembro, às 15 horas no Parque de Exposições de Salvador.

O Segundo é iniciativa da UNICAFES-BA e da SUAF (SEAGRI/Governo da Bahia), e estará acontecendo até o dia 5 de dezembro, em horário integral da FENAGRO, no Parque de Exposições de Salvador.


Em anexo segue os convites destas atividades (anexos 7 e 8).


______________________________________





12) Interesse Público: seleção do Projovem Urbano


Estão abertas as inscrições para a seleção de Monitores Sênior e Júnior na área de qualificação profissional, para atuar no Programa TRILHA/ PROJOVEM Urbano. As inscrições serão no período de 24/11 a 03/12/2010 no site da Fundação de Administração e Pesquisa Econômico Social – FAPES (Instituição conveniada com a  Secretaria da Educação), http://www.fapes.org.br.



_______________________________________

 
Ademais, nos resta solicitar que encaminhem esta mensagem a quem couber, objetivando tornar públicas as informações, prezando pela simetria.


Atenciosamente,

 Matteus Guimarães Martins

Secretário Executivo da Bacia do Jacuípe


Tel.: 75 8164 6013 --- 75 9152 3056

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site