quarta-feira, agosto 17, 2011

CODES - Bacia do Jacuípe - Informações Importantes nº 01/Agosto (2011)



 Por meio deste gostaríamos de socializar convosco e em especial convidar para participar das atividades a seguir.
1) Instituto de Permacultura da Bahia abre seleção para Coordenação Administrativa

O Instituto de Permacultura da Bahia (IPB) está contratando um(a) coordenador(a) administrativo-financeiro para o projeto Umbuzeiro: Escola Sustentável do Semiárido, desenvolvido em sete municípios da Bahia: Várzea da Roça, São José do Jacuípe, Capim Grosso, Quixabeira, Serrolândia, Caém e Jacobina.

A pessoa contratada trabalhará no escritório do município de Várzea da Roça e realizará viagens freqüentes para os demais locais de atuação do projeto, principalmente Jacobina, onde funciona o outro escritório. Além de ser responsável pela parte administrativa e financeira do projeto, integrará a equipe de coordenação ao lado de outros três profissionais, contribuindo também na parte político-pedagógica da Escola Umbuzeiro.

Para inscrever-se, as pessoas interessadas deverão enviar currículos e cartas de apresentação até dia 18 de setembro de 2011 pelo email por e-mail para alan@permacultura-bahia.org.br. O anexo 1 traz todas as informações sobre o processo seletivo. No site www.escolaumbuzeiro.org podemos obterm maiores informações sobre o projeto.
2) Oficina de Execução do PTDS

Conforme informamos anteriormente, o Conselho de Administração do CODES, reunido no dia 22 de julho de 2011, discutiu os caminhos para a retomada da mobilização e de busca pelos recursos que custeiem os projetos capazes de assegurar e fomentar o desenvolvimento sustentável da Bacia do Jacuípe, ou seja, retomar o diálogo com todos os GTs, tendo como norte a execução do PTDS.

A atividade marcada anteriormente para o dia 05 de agosto, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Várzea da Roça, às 08:30h, foi adiada, por razões já explicadas anteriormente. Assim, agora viemos propor uma data adiante, para que todas as coordenações de GTs possam participar.

Nos encontraremos então, em Nova Fátima, dia 02 de setembro, às 08:30h com a finalidade de realizar a construção metodológica para a elaboração dos projetos prioritários de cada Programa, de cada Grupo de Trabalho.

Parte da metodologia da atividade consiste em fazermos um balanço da ação de cada GT. Para tanto, estaremos enviando um modelo básico às coordenações, pra que possamos ter parâmetro de análise.

Solicitamos que as duas coordenações de cada GT se empenhem no sentido de participar da atividade. A partir desta atividade daremos início à etapa de execução do Plano Territorial.


3) Bacia do Jacuípe sediará o V Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia

A Associação de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (ADIMCBA) estará realizando o V Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, que acontecerá no Território Bacia do Jacuípe, em Ipirá/BA.

O evento será dias 11, 12 e 13 de setembro de 2011, e contará com a presença de Roberto Peixe (Secretário da SAI/MinC), Claudia Leitão, (Secretária SEC/Minc), Albino Rubim (Secretário de Cultura da Bahia), demais diretores da SECULT/BA, além de Dirigentes Municipais de Cultura de todos os
Territórios de Identidade do Estado, autoridades, lideranças políticas e artistas.

A proposta do encontro é: a) Articular os municípios e territórios baianos em ações conjuntas em favor da cultura; b) Promover diálogo sobre a importância do planejamento para as ações culturais, tendo em vista o Sistema Estadual de Cultura; c) Dialogar sobre a geração de renda local, através da Economia da Cultura; d) Fortalecer os Municípios e Territórios frente ao processo de Conferências de Cultura; e) Discutir sobre as políticas de cultura nacional e estadual; f) Eleger membros para o Conselho Territorial da ADIMCBA nos Territórios; g) Eleger membros para a Diretoria da ADIMCBA nas funções que estão disponíveis; h) Vivenciar experiências culturais desenvolvidas nos Municípios e debater temas que valorizem políticas públicas culturais; i) Fortalecer a ADIMCBA como instrumento de defesa da descentralização das ações culturais do Estado da Bahia.

Este será um importante momento para a consolidação de políticas culturais no Estado da Bahia. A presença dos agentes culturais da Bacia do Jacuípe será de grande importância. Segue no anexo 2 o convite.


4) Polo UAB/Pintadas realiza junto à UNEB vestibular para 1.007 candidato(a)s

Os avanços da Educação na Bacia do Jacuípe tem sido o principal fator de elevação do nosso Índice de Desenvolvimento Humano. Isso significa dizer que a educação vem sendo nosso principal vetor de elevação do capital humano.

A conquista do CETEP e do Polo UAB/Pintadas são dois desdobramentos que nos próximos anos naturalmente catalisarão estes ganhos. E os passos já foram dados. O CETEP, com uma gestão moderna e participativa, já discutiu critérios de ingresso de novas turmas e vem buscando solucionar problemas de estrutura e transporte.

Já o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Pintadas/Bacia do Jacuípe realizou, no último sábado (13/08/2011), o seu primeiro vestibular com oferta de vagas pra os cursos de Biologia e Matemática. O processo seletivo foi aberto tanto para professores cadastrados na Plataforma Freire, quanto para demanda social. A participação e mobilização no Território foram intensas, alcançando a fantástica marca de 1.007 (mil e sete) candidatos inscritos, que encheram as ruas e escolas de Pintadas (ver fotos no anexo 3), em uma tarde bonita para chover no nosso sertão, com a alegria e a esperança de um novo tempo para a nossa educação.

Nesse sentido, o Polo UAB – Pintadas/Bacia do Jacuípe, o Governo do Estado da Bahia e o Governo de Pintadas, celebram com o Território da Bacia do Jacuípe esse momento histórico para o nosso desenvolvimento e integração, tendo como marco a consolidação do nosso Polo Universitário e a garantia do acesso ao ensino superior a toda nossa população. Outras lutas virão e outras vitórias também, afinal, como se diz em Pintadas: “não há seca, não há cerca, que resista a um povo solidário e organizado”.

Cidadania se faz com participação. Participe! Empoderamento se promove com informação, socialize-as!


Atenciosamente,

Matteus Guimarães Martins
Secretário Executivo da Bacia do Jacuípe
Tel.: 75 8164 6013 --- 75 9152 3056

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site