quarta-feira, agosto 03, 2011

Prezados (as) Agentes Territoriais da Bacia do Jacuípe

Saudações Territoriais!

A seguir duas informações importantes para vosso conhecimento e socialização.



1) Primeira Oficina de execução do PTDS

Esta atividade será o recomeço do trabalho no âmbito dos GTs para 2011. Mais do que isso, se a gestão passada do CODES se empenhou fomentar a construção coletiva do PTDS e em seguida preparar a ambiência para a execução do mesmo, a atual gestão assume como principal meta a execução do PTDS, e assim esta atividade será o planejamento, a construção das estratégias para executarmos os projetos do nosso Plano Territorial.

Assim, por se tratar de uma atividade importantíssima, cuja presença das coordenações de GTs deve está garantida, não poderemos realizar a mesma sem a confirmação de todo(a)s. E, por termos recebido solicitações de adiamento por conta de agenda de grande parte das coordenações de GTs, optamos por adiar nossa atividade.

Mesmo sem ter a nova data amarrada, por incompatibilidade de agenda, optamos por informá-lo(a)s da mudança para pode liberar vossas agendas. Acreditamos que até sexta feira estaremos informando sobre a nova data e local de realização da atividade.

Aproveitamos para socializar convosco a programação da atividade. A mesma está em fase de conclusão, de modo que sugestões serão muito bem vindas.



OFICINA DE DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS À EXECUÇÃO DO PTDS

Objetivo

Provocar os GTs no sentido de planejarmos ações para a retomada dos trabalhos de construção dos projetos do PTDS, montando um arranjo institucional factível para o custeio dos mesmos;

Metodologia

Oficina com ao menos 3 pessoas de cada GT;
Apresentação da nova gestão do CODES, com balanço de ações, estratégia de articulação com GTs, metas e caminhos a seguir a partir do PTDS (30 minutos);
Relato dos GTS de forma estruturada mediante modelo de apresentação que enviaremos para as coordenações de cada GT (2 horas);
Construção do planejamento para os próximos passos (3,5 horas)

Quando

A definir.

Local

Várzea da Roça ou Nova Fátima

-------------------------------------------------

2) Lançamento do programa de Inclusão Produtiva

No dia 05 de agosto, às 10:00h, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador estará sendo lançado o Programa Estadual de Inclusão Produtiva, coordenado pela Casa Civil e com a participação de quase todas as secretarias do Estado da Bahia.

Este Programa será um dos mais bem construídos da história das políticas públicas da Bahia. Como temos aprendido, para o alcance do desenvolvimento sustentável, os programas governamentais devem sair da proposta setorial para algo mais abrangente, envolvendo todas as dimensões da vida.

O Programa Estadual de Inclusão Produtiva vem com esta proposta, envolvendo diversas secretarias estaduais, e terá como foco trazer de volta os instrumentos de trabalho aos trabalhadores e trabalhadoras do Estado da Bahia, com vistas a dotá-los de condições de trabalhar, de produzir, comercializar e se emanciparem da dependência social que ora se encontram.

Neste sentido, o Programa será estratégico para atender às metas da segunda fase do Bolsa Família. O Bolsa Família, como sabemos, propõe atender de forma emergencial às demandas da população em situação de vulnerabilidade, porém, em sua segunda fase, sua proposta é de emancipar, criando meios de produção para o(a)s beneficiados, e assim o Programa Estaduald e Inclusão Produtiva servirá a este fim.

Para facilitar o acesso a Cerimônia, o credenciamento será realizado na SEAGRI das 08 às 09 horas no dia 05/08, com traslado até o local do evento.

Conseguimos com a SUAF um ônibus para levar trabalhadore(a)s da Bacia do Jacuípe. Para facilitar a logística, e atendendo ao pleito da SUAF de levar à Cooperativa de Leite do Vale do Jacuípe (COLVALE) de Riachão do Jacuípe, montamos uma escala que contemplará a condução de trabalhadores de apenas 4 municípios: Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Nova Fátima e Capela do Alto Alegre. Ou seja, como a demanda é de levar a COLVALE, primeira beneficiada pelo Programa por conta da conjuntura local do leite frente a Normativa 51, montamos um roteiro dos municípios do Território vizinho à Riachão.

O evento contará com a presença da presidenta Dilma Roussef, do Ministro do Desenvolvimento Agrário Afonso Florence, do Governador Jaques Wagner, do Secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial Jerônimo Souza, do Superintendente da Agricultura Familiar Wilson Dias, do(a)s Secretários de Estado da Bahia e de organizações da sociedade civil que atuam na promoção do desenvolvimento com inclusão social. Em anexo segue convite.

--------------------------------------------

Atenciosamente,

Matteus Guimarães Martins

Secretário Executivo da Bacia do Jacuípe

E-mail: matteusmartins@yahoo.com.br

Tel.: 75 8164 6013 --- 75 9152 3056

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site