terça-feira, julho 10, 2007

CONCURSO BANCO DO BRASIL -BB

Inscrições para concurso do BB começam na sexta; veja o que estudar
Plantão Publicada em 09/07/2007 às 22h59m

RIO - O edital do novo concurso do Banco do Brasil só vai sair nesta sexta-feira, mas os interessados em trabalhar como escriturários já podem começar a estudar. Marcada para o dia 16 de setembro, a prova terá questões de português, informática, matemática, raciocínio lógico, atualidades, conhecimentos específicos e bancários.
- É preciso estudar muito, porque a concorrência deverá ser grande. Se o candidato errar uma questão, anulará o ponto de uma resposta certa, o que torna a prova mais difícil - explica Beatriz Campos, assessora de gestão de pessoas do Banco do Brasil.
Segundo ela, o concurso para escriturário é a porta de entrada para o banco, que dá oportunidade de o funcionário crescer na empresa, por causa do plano de cargos oferecido. Segundo a instituição, os aprovados vão receber salário e mais uma gratificação.
As inscrições para a seleção poderão ser feitas entre os dias 23 de julho e 14 de agosto. Não haverá número de vagas estipulado, pois o concurso servirá para formação de cadastro de reserva, mas a instituição costuma convocar os candidatos aprovados. Da última seleção (2003), que é válida até o dia 12 de dezembro, o banco já chamou 2.392 pessoas somente no Estado do Rio.
O que estudar:
LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão e interpretação de textos; tipologia textual; ortografia oficial; acentuação gráfica; emprego das classes de palavras; emprego do sinal indicativo de crase; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; significado das palavras e redação de correspondências oficiais.
ATUALIDADES -Tópicos relevantes de diversas áreas como política; economia; sociedade; educação; tecnologia; energia; relações internacionais; desenvolvimento sustentável; segurança e ecologia.
RACIOCÍNIO LÓGICO - Lógica sentencial e de primeira ordem; enumeração por recurso; contagem: princípio aditivo e multiplicativo; arranjo; permutação; combinação.
INFORMÁTICA - Conceitos de internet e intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação; de correio eletrônico; de grupos de discussão; de busca e pesquisa. Conceitos de protocolos; organização de informação para uso na internet; acesso à distância a computadores; transferência de informações e arquivos; aplicativos de áudio e vídeo; multimídia; uso da internet na educação, em negócios, em medicina e outros domínios. Conceitos de proteção e segurança. Novas tecnologias. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias; ferramentas; aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e software. Procedimentos; aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (bakup). Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas. Instalação de periféricos. Principais aplicativos para edição de textos e planilhas; geração de material escrito, visual e sonoro. Conceitos dos principais sistemas comerciais.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Atendimento, Legislação: Lei 8.078/90; Código de Defesa do Consumidor; Resoluções CMN/Bacen 2.878/01 e 2.892/01 e alterações posteriores; Código de Defesa do Consumidor Bancário; Lei 10.048/00; Lei 10.098/00; Decreto 5.296/04. Marketing em empresas de serviços (satisfação, valor e retenção de clientes; como lidar com a concorrência; propaganda e promoção; venda; telemarketing). Etiqueta empresarial (comportamento; aparência; cuidados no atendimento pessoal e telefônico).
MATEMÁTICA - Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem; sistema de medidas; razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens; equações e inequações de 1 e 2 graus; sistemas lineares; funções; gráficos; seqüências numéricas; funções exponenciais e logarítmicas; noções de probabilidade e estatística; juros simples e compostos: capitalização e descontos; taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente; rendas uniformes e variáveis; planos de amortização de empréstimos e financiamentos; cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento; avaliação de alternativas de investimento e taxas de retorno.
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS -Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento, entre outros itens.

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site