LICITAÇÃO DOS ANIMAIS E KITS DE ENSILAGEM
(Veja aqui os editais de Concorrência e de Pregão)
O Programa Sertão Produtivo, lançado pelo Governo do Estado da Bahia, surge como um marco na promoção do desenvolvimento e inclusão social do semi-árido. Dentre as ações voltadas para o agricultor familiar da região, foi criado o Projeto de Fortalecimento da Agricultura Familiar através do Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos com a distribuição de matrizes e reprodutores, kits de ensilagem, dentre outras atividades.
Para isso o Governo, irá adquirir 38.265 (trinta e oito mil e duzentos e sessenta e cinco) e 644 kits de ensilagem animais que contemplará 128 municípios do Estado, abrangendo um montante de 1.230 comunidades e 7.680 famílias beneficiadas.
A Cerb participa em parceria com a Secretaria da Agricultura do Programa Sertão Produtivo que prevê o fortalecimento da estrutura hídrica, manejo sanitário, assistência técnica e capacitação para melhoria dos índices zootécnicos, da produtividade e rentabilidade dos pequenos produtores. Uma das ações do Sertão Produtivo é o aumento da oferta de água na zona rural do semi-árido baiano, com a construção de sistemas simplificados de abastecimento de água e barragens subterrâneas.
Com objetivo de atender ao Programa Sertão Produtivo e demandas acordadas entre o Governo do Estado e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da CETA, a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) assinou 33 convênios com escolas agrícolas, movimentos sociais e prefeituras. Os convênios contemplam investimentos de R$ 23 milhões para assentamentos (recuperação e construção de galpões), além de serviços de assistência técnica voltados para os agricultores familiares, em especial os jovens, que atuam como agentes multiplicadores do processo agroecológico, em que a atividade produtiva está associada à conservação ambiental.
Os municípios de Itiruçu, Senhor do Bonfim e Pintadas foram integrados ao programa Sertão Produtivo, que desenvolve projetos de apoio à verticalização e aperfeiçoamento dos sistemas de policultivos.
Em Pintadas, o convênio visa desenvolver a cadeia de ovinocaprinocultura e a finalização do frigorífico, bem como o desenvolvimento da atividade apícola. No município de Pintadas, serão inicialmente benefiadas 60 famílias, abrangendo as comunidades de: Sapé, Santana, Sitio Pqueno, Raspador, São Pedro, Taboa, Laginha, Pombas, Poço Capim, Mateus, Cajazeira, Penha, Caldeirão de Elias, Coração de Jesus, José Amancio, Antonio Gomes, Morros, Bonina, São Domingos, Boa Sorte e Santana.
Cada família beneficiada, em Pintadas, receberá inicialmente 05 matrizes de ovinos, mestiços Santa Inês, e sendo 01 reprodutor PO Santa Inês, para cada 06 famílias.
O Programa Sertão Produtivo em Pintadas será acompanhado por uma Comissão Municipal, representado por membros da Prefeitura Municipal de Pintadas, (Secretaria de Agricultura de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Infrainstrutura), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pintadas (STRP), Camara de Vereadores e EBDA, Serão inicialmente benefiadas 60 famílias, abrangendo as comunidades de: Sapé, Santana, Sitio Pqueno, Raspador, São Pedro, Taboa, Laginha, Pombas, Poço Capim, Mateus, Cajazeira, Penha, Caldeirão de Elias, Coração de Jesus, José Amancio, Antonio Gomes, Morros, Bonina, São Domingos, Boa Sorte e Santana.
Para a coordenadora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar na Bahia, Elisângela Araújo, a assinatura desses convênios demonstra o compromisso do Governo do Estado com ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na Bahia. “Estamos recebendo apoio para aproveitar o imenso potencial da agricultura familiar e temos certeza de que teremos ótimos resultados em 2008”, destacou.
Políticas públicasO secretário da Agricultura, Geraldo Simões, ressaltou que qualquer ação que pretenda melhorar os índices de desenvolvimento humano e a qualidade de vida na área rural deve envolver a agricultura familiar com iniciativas que elevem os padrões de produção e melhorem a renda. Segundo ele, “a partir da determinação do governador Jaques Wagner de ampliar as oportunidades de geração de empregos, a Seagri criou a Superintendência de Agricultura Familiar, um importante instrumento para formular e executar políticas públicas nesse segmento que responde por cerca de 90% das propriedades rurais baianas”.
Geraldo Simões cita ainda como exemplos de investimentos no segmento, a distribuição de sementes e mudas, o início do Programa Sertão Produtivo, que irá diversificar a produção através da cadeia de ovinos e caprinos e culturas típicas do semi-árido, além da reestruturação da EBDA, o que consiste numa melhor assistência técnica e um alto nível de produtividade com introdução de novas tecnologias. O secretário também destacou o envolvimento da agricultura familiar nas exposições agropecuárias realizadas em toda a Bahia, possibilitando o maior acesso a novas tecnologias e visibilidade da produção.
A agricultura familiar na Bahia abrange 625 mil famílias e uma população estimada em quatro milhões de habitantes. Além dos programas do Governo do Estado, a Seagri vem estabelecendo parcerias com o Governo Federal, visando à elaboração de projetos e captação de recursos de programas como Pronaf, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Garantia Safra e Assistência Técnica. Em 2007, o setor da agricultura teve o maior crescimento do PIB na Bahia, com 5,9%.
Ascom/Seagri
Daniel Thame
Como obter maiores informações?
Com a Superintendência de Agricultura Familiar - Suaf, através dos números:
(71) 3115 - 2869 / (71) 3115-2839.
Ou pelos e-mails:
andre.rocha@seagri.ba.gov.br
carina.cezimbra@seagri.ba.gov.br
gildeniaguiar@segri.ba.gov.br
Em Pintadas-BA:
Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico - SADE:
(75) 3693-2301 ramal 229
sadepintadas@yahoo.com.br
delmanmelo@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário