segunda-feira, março 16, 2009

NEUSA CADORE DEFENDE POLÍTICAS PARA AS MULHERES



Uma caravana formada por trabalhadoras rurais e lideranças de organizações sociais e movimentos de mulheres dos Territórios Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Sisal, estiveram em Salvador nesta quinta-feira, 13, para reivindicar ações mais efetivas do governo do estado para as questões de gênero. A mobilização foi acompanhada pela deputada Neusa Cadore, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, que intermediou pela manhã uma audiência com a secretária da Superintendência Estadual de Políticas para as Mulheres, Luiza Bairros, ao lado da deputada Fátima Nunes. À tarde, a comitiva se concentrou na Fundação Luís Eduardo Magalhães para apresentar o resultado da ação e as deliberações.

“Esse movimento faz história na luta das mulheres e nosso desafio é provocar os segmentos do governo para entrar nesse mutirão em defesa das políticas para esse segmento”, defendeu a deputada Neusa Cadore durante a audiência. Em seguida, as lideranças apresentaram a trajetória de luta do Fórum de Mulheres do Semi-Árido e a pauta de reivindicações distribuídas em diversos eixos como saúde, educação, geração de emprego e renda, segurança, sobretudo na questão do enfrentamento à violência contra a mulher. A secretária Luiza Bairros reconheceu a representatividade do movimento e falou das limitações em atender todas as propostas, mas traçou estratégias conjuntas com o objetivo atender as prioridades e as demandas mais urgentes.

Entre os principais propostas encaminhadas estão o estímulo para a criação dos Conselhos municipais de mulheres em todos os municípios, utilização dos Centros de Referência de Assistência Social para o atendimento à mulher e a capacitação de agentes e policiais das delegacias comuns para o tratamento da violência contra a mulher, já que existem restrições para a criação de DEAMs (Delegacias de Atendimento à Mulher) em todos os municípios.

Cerca de 300 pessoas participaram do encontro que foi organizado pelo Fórum de Mulheres do Semi-Árido formado pela CUT, FATRES (Pólo Sindical da Região Sisaleira), Federação de Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF), Movimento de Trabalhadoras Rurais da Região Semi-Árida, Movimento de Organização Comunitária e Rede de Produtoras da Bahia com o apoio da Comissão de Defesa das Mulheres da Assembléia Legislativa.


ASCOM GABINETE

(71) 3115-7148

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site