Embora venha sendo noticiado pela imprensa do Brasil que até quatro pessoas morreram a redação do CN assegura que ha apenas uma vítima fatal.

Mais de uma centena de pessoas ocuparam o pequeno espaço, na parte de cima e nas laterais. De acordo com Alana Adrielle, repórter do CN, ela percebeu que aquele ambiente estava pondo em risco todas as pessoas que ali estavam, viu um pedaço da laje cair na cabeça de um homem que sofreu um profundo corte, alertou as pessoas para deixarem aquele ambiente e segundo ela, "chegaram a zombar de mim, dois minutos depois, vi um estalo em seguida o desabamento", contou.

Segundo Ailton Nascimento, 40 anos, residente na cidade de Valente, que estava acompanhado da esposa Célia Costa Lima e do filho Cauam, a água começou a descer por dentro do reboco e em grande quantidade, temendo que a estrutura desabasse, ele chamou a família e foi se proteger da chuva em um Bar conhecido por Zé Mamão, de onde assistiu desesperadamente o teto cair sobre as pessoas que lá ficaram. Ailton contou que mesmo antes de desabar, um pedaço do reboco teria caído sobre a cabeça de um homem natural de Santa Bárbara, cuja identidade não foi revelada, causando um hematoma e uma perfuração, sendo levado para um dos hospitais da cidade.

Segundo Santana, na hora do acidente, a queda começou pela parte central da laje e uma parte caiu sobre uma senhora e "perfeitamente deu para vê o seu corpo preso entre os degraus da escada e o solo. Tentei levantar a parte de concreto, porém era muito pesada e tive que pedir ajuda e quando conseguimos, percebi que estava morta", lamentou. “Depois que conseguimos retirar esta senhora, começamos a retirar os outros pedaços da laje e resgatamos mais de dez pessoas", contou Givaldo Santana.

Desespero nos Hospitais - A cidade de Conceição do Coité conta apenas com dois hospitais filantrópicos e em cada um deles, apenas um médico fica de plantão, mas o trabalho humanitário prevaleceu e um grande numero de profissionais da área de saúde, mesmo não estando em serviço, prestaram seus serviços voluntários as pessoas que estavam necessitando. Quando a notícia do acidente correu e os feridos começaram a serem levados para as unidades, o desespero tomou conta da cidade e uma multidão, somando os curiosos e as pessoas querendo saber noticias dos feridos, imaginando que eram parentes, foram para frente das casas de saúde querendo entrar a todo custo, dificultando o atendimento e até mesmo o acesso das ambulâncias. Foram necessárias ambulâncias dos municípios vizinhos para atender a demanda das transferências dos casos mais graves para Feira de Santana e Salvador.

O secretário José Venandro, afirmou que tinha conhecimento dos problemas na estrutura do coreto, porém não avisou ao prefeito, pois não pertence à prefeitura. "Avisei ao vereador Betão Gordiano (PT), que é muito ligado a Igreja e nos damos muito bem, que a estrutura do coreto estava comprometida. Fiz isto antes da festa de oito de dezembro e recomendei que não usasse aquele espaço" falou Landinho ao CN.

O vereador Betão confirmou que realmente foi informado do problema por Landinho, porém, “estava na véspera da festa e assim que terminou nos reunimos para avaliar, eu contei a todos na reunião de avaliação do que Landinho tinha dito e que o correto estava com sua estrutura comprometida", falou.
Bingo - O bingo já estava acontecendo e tinha sorteado o primeiro prêmio e aguardava diminuir a chuva, para continuar. Com o acidente, os sorteios dos demais prêmios foram suspensos e a comissão organizadora do evento não foi encontrada pela equipe do CN para saber que providencia serão tomadas.
Da redação CN Fotos: www.acotenor.com e Raimundo Mascarenhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário