segunda-feira, junho 14, 2010

Território Bacia do Jacuípe

Prezados (as) Agentes Territoriais da Bacia do Jacuípe

Por meio desta mensagem buscamos convidá-los a participar de dois importantes acontecimentos em nosso Território. Em verdade, um importante acontecimento e um outro bloco de acontecimentos, os festejos juninos da Bacia, agora, incluindo a programação de São José, aumentando a nossa tese de que é aqui na Bacia que os festejos juninos acontecem.

1) Diálogos Territoriais

Acontecerá em Riachão do Jacuípe um dos mais importantes momentos da política de gestão participativa do governo do estado da Bahia: Diálogos Territoriais, um encontro que servirá de forma geral para debatermos e deliberarmos de forma participativa sobre a alocação orçamentária da Lei Orçamentária Anual do governo estadual.

Os diálogos Territoriais aconteceram em 21 territórios do estado da Bahia, e até o próximo dia 19 de junho a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, o Conselho de Acompanhamento do PPA (CAPPA) e a Coordenação Estadual dos Territórios (CET) terão realizado os Diálogos nos 26 territórios do estado da Bahia, uma verdadeira maratona na busca pela promoção da gestão social participativa.

Assim, os Diálogos são encontros do CAPPA com o Território, a fim de discutir o papel dos instrumentos de controle social, sua importância, seus modus operandi, como estão implementados na Bahia atualmente, suas conquistas e seus limites, bem como as perspectivas de avanço. A Coordenação Estadual de CET, por sua vez, pautará a política de territórios, sua dimensão conceitual e operativa, a situação da mesma na Bahia hoje, limites e avanços. O Governo, através da SEPLAN e da SERIN, explanará sobre as políticas de desenvolvimento implementadas na gestão atual e apresentará as realizações por território.

Na oportunidade estaremos deliberando sobre a alocação dos recursos estaduais na Bacia do Jacuípe e homologando os representantes do nosso Território no CAPPA, escolhidos pelo Conselho de Administração do Codes em 01 de junho de 2010, conforme já socializamos em email anteriormente.

IMPRESCINDÍVEL a participação de membros das organizações da sociedade civil, grupos de trabalhadores, coordenadores e coordenadoras de GTs, vereadore(a)s, secretário(a)s municipais e prefeito(a)s. Somente com a discussão chegaremos a um resultado verdadeiramente representativo da nossa realidade.


2) Pense numa Bacia cheia de Forró?

Enviamos ontem uma mensagem onde divulgávamos o quão festivo é o nosso Território. Como recebemos uma atualização com a programação do Arraiá do Jacuípe, em São José, reenviamos a mensagem na íntegra para vosso conhecimento!


Prezados (as) Agentes Territoriais da Bacia do Jacuípe

“Todo lugar tem sua paixão
Tem seu momento especial
Pra uns é São João
Pra outros é Natal

Na Bacia do Jacuípe é diferente
O povo pega todo ‘inverno’
E faz daqui o lugar mais decente
Pra gente de ‘jaleque’, mas também gente de terno

Tudo começa na plantação
Numa ação de aventurança
Joga na terra mandioca, milho e feijão
A coisa então vinga e vem a fase da bonança

Com muita religiosidade
Nosso povo tem que agradecer
Mas diante do clima e da dificuldade
Pra muito santo a gente tem que recorrer

Santo Antônio, São Pedro e São João
Isso é só pra resumir
A gente recorre em oração
Agradecendo a colheita pro povo consumir

Mas como a gente né de ferro
Tem que ter comemoração
Muita festa aboio e berro
Pra agradecer ao santo de coração

Afinal de conta, pra gente de educação
Se pediu e recebeu terá que agradecer
E sertanejo(a) de verdade não tem medo não
Dança é muito forró até o dia amanhecer

E é por isso que em junho e julho aqui não se brinca
Tem festa até pra inimigo
E do dia primeiro ao dia trinta
Na Bacia Jacuípe toda noite é ralando o umbigo!”

(Matteus Martins)


As estrofes acima é uma tentativa de cordelizar uma realidade que facilmente se constata: o mês de junho e julho na Bacia do Jacuípe é uma festança sem igual. Seja pela histórica fé do nosso povo, que se volta às tradições religiosas para agradecer a Deus a safra e o inverno, seja pelo nosso espírito festeiro, seja pela união destes dois elementos, sejam por outros elementos, o certo é que do dia primeiro de junho até a segunda semana de julho, haja sola de sapato!

E isso é muito bom. O milho que plantamos e colhemos é vendido. Diversos segmentos do trabalho são beneficiados pelo retornos de filhos da terra e pelo fluxo turístico que também se intensifica. Barraqueiro(a)s, barzeiro(a)s, comerciantes, agricultore(a)s, enfim, a ciranda da nossa economia roda com força, de tal forma que nos permite levantar a hipótese de que se trata, de forma agregada, do período mais movimentado da Bacia do Jacuípe.

Abaixo trazemos as programações oficiais das principais atividades que conseguimos levantar junto aos municípios da Bacia. Ainda restam algumas atividades do São Pedro que ainda temos em Pintadas e Gavião. Em breve estaremos disponibilizando para o conhecimento de todo(a)s.

È festa pra ninguém botar defeito! Isso nos dá a certeza que o festejo junino acontece mesmo é aqui na Bacia do Jacuípe. Vamos às comemorações! E viva a chuva! E viva o Inverno!



04 e 05 de JUNHO - Feira do Licor de Mairi

Nos dias 04 e 05 de junho aconteceu em Mairi a Feira do Licor. Esta Feira reuniu artistas e muita comida gostosa para que a população da Bacia do Jacuípe pudesse maravilhar-se com os deliciosos e diversificados sabores de licor produzidos pela mulheres licoreiras de Mairi.

A grandeza desta Feira é a abertura deste espaço de comercialização, qual traz em sua natureza o fomento à continuidade da produção de uma atividade auto gestionária, capaz de gerar renda e promover agentes sociais de Mairi.


  
10 a 12 de Junho - Quixabeira pega fogo no Arraiá de Santo Antônio


 Com o tema “Esse é show de Bola”, o Quixabeira vai homenagear as tradicionais equipes de futebol do município, em um ano onde os festejos acontecem no clima do Futebol, estando assim totalmente contextualizado com a dinâmica global, sem esquecer das especificidades locais.


Nos dias 25 e 26 de Junho, a prefeitura realiza o tradicional São João no Povoado de Alto do Capim. Estará animando o Arraiá as atrações regionais e do município, conforme relacionamos a seguir:além das seguintes bandas:


Canários do Reino, Armandinho e os Rubis da Princesa, Companhia do Calypso, Bonde Sertanejo e Chicana, Tigres do Forró, Lula Brilho e Forrozão Pé na Brasa, Trio Jacobina, Forró Suave, Banda Nova Chama, Reluz da Bahia, Swing Livre, Rouxinol, e alvorada todos os dias com banda de fanfarra.
Maiores informações pelo número: 74 3676 1104. Segue cartaz em anexo para divulgação.

12 e 13 de Junho – Nova Fátima faz o Arraiá de Todos Nós

A Prefeitura Municipal de Nova Fátima vem com força na busca por fazer da sua praça de festas um espaço de todo(a)s. Nada mais coerente do que abordar a temática em seu São João, sem perder o rebolado da copa.


Apostando em grandes parcerias para a concretização da festa, o “Arraiá de Todos Nós” traz grandes atrações locais, territoriais e nacionais. Confira abaixo:


Mastruz com Leite, Malvadinhos do Forró, Bonde do Calypso, Noda de Caju, Kokitel do Forró, Skenta, Neilson do Acordeon, Frank e Alex.


Maiores informações pelo número: 75 3234 1014. Segue cartaz em anexo para divulgação.
 
18 a 20 de Junho – Capela do Alto Alegre faz o Arraiá do Alto Alegre

Capela do Alto Alegre pontua no meio de junho, e no andar da Copa, o que temos dito: é forró que não acaba mais! O Arraiá do Alto Alegre 2010 também vem se embelezar de verde e se firmar como um grande São João do interior da Bahia.

Além de muito forró, o São João de Capela tem uma série de atividades para promover o lazer aos turistas e à população local: trilhas, bloco, quadrilha, brincadeiras durantes as tardes para as crianças e adolescentes, etc. O Arraiá de Capela vem oferecer um forró com grandes atrações locais, territoriais e nacionais. Veja:



Adelmário Coelho, Brega e Vinho, Toca do Vale, Amor de Cinema, Sandro D’ Castro, Malvadinhos do Forró, Neilson do Acordeon, Fera Livre, Mel de Mandaçaia, Juka dos Teclados, Forrozão Esquema, Sfrega Muleka e Rey e CIA.

Maiores informações pelo número: 75 3690 2222. Segue cartaz em anexo para divulgação.



18 a 20 de Junho – São José, faz o Arraiá do Jacuípe

E o que dizer de São José? Em ano de copa do mundo, a equipe de governo do Município entrou em Campo pra mostrar como é que se monta uma seleção. Neste caso, seleção de bons forrozeiros! Este Arraiá promete!

A diversidade de variações no ritmo do forró impressiona. Dos forrozeiros mais tradicionais ao nível nacional e estadual, às variações mais pós modernas do forró, e assim envolve artistas locais, territoriais, estaduais e nacionais. Vejam a programação abaixo:

Flávio José, Bonde do Calypso, Pega Leve, Carlos Pita, Nero de Milho, Tony e Ju, Trio Jacobina, Banda Skema, Swing Novo, Neilson do Acordeon e Kelvin do Acordeon.


Maiores informações pelos números: 74 3675 1159 ou 3676 1239. Segue cartaz em anexo para divulgação.


23 a 26 de Junho – Mairi faz o Arraiá do Monte Alegre

Se o mês de junho e julho na Bacia é forte, em Mairi a força fica bastante evidente. Abre-se o mês com festa e encerra-se com muito forró de qualidade!

Após a Feira do Licor, o Arraiá do Monte Alegre vem com força trazendo uma série de atrações de Mairi e de outros municípios do Território, conforme trazemos a seguir algumas das atrações:

Magníficos, Trio Nordestino, Targino Godim, Cangaia de Jegue, Zezinho da Ema

Maiores informações pelo número: 74 3632 2262. Segue cartaz em anexo para divulgação.



23 a 27 de Junho – Riachão do Jacuípe faz Arraiá do jeito que a gente gosta

E Riachão? Vem com força, fazendo forró pra dar e vender. É festa do dia 23 ao dia 27. Conta aí: quarta, quinta, sexta, sábado e domingo de forró!

Além da programação que apresentamos a seguir, temos ainda uma série de atividades que a sociedade civil realiza, como o delicioso Forró da VI e o Forró VIP. Olha, é festa! Olha quem toca por lá:

Colher de Pau, Menina Faceira, Olivan Monteiro, Brega e Vinho, Mala 100 Alça, Novo Balancear, Banda Portal, Malvadinhos do Forró, Tradição do Forró, Passarinho e Miudinho, A Tribo, Forrozão Destac, Neilson do Acordeon, Pedro de Dário, Swtak Fogoso, Forró de Placa, Zé Gazai, Os Traquinos.

Maiores informações pelo número: 75 3264 2762. Segue cartaz em anexo para divulgação.


Desejamos a todo(a)s ótimas festas! E viva a bonança!


Festivamente,

Matteus Guimarães Martins
Secretário Executivo da Bacia do Jacuípe
Tel.: 75 8164 6013 --- 75 9152 3056
 

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site