terça-feira, novembro 16, 2010

Entrevista com Leandro Silva Oliveira, da Embrapa Caprinos e Ovinos

Raquel Maria Cury Rodrigues, analista de mercado do FarmPoint, entrevistou Leandro Silva Oliveira, médico veterinário e analista da Embrapa Caprinos e Ovinos durante o I Congresso Internacional da Produção Pecuária no mês de agosto. Na entrevista, Leandro dá dicas para reduzir custos na alimentação de ovinos e caprinos e fala sobre a utilização dos cooprodutos da mamona.

Destaques da entrevista


FarmPoint - Fale sobre alimentação de baixo custo para ovinos e caprinos

Leandro - O principal objetivo de uma alimentação de baixo custo, como o próprio nome já fala, é reduzir o custo da alimentação. Dentro dos custos de produção, a alimentação ainda vem contribuindo com 70-80% das despesas. Se for disponibilizado técnicas para o produtor reduzir esses gastos, será muito significante e contribuirá para uma maior lucratividade no setor.

FarmPoint - Resumidamente, quais são os passos para a redução de custos?

Leandro - O primeiro passo é tentar separar os animais por categoria, por nível de produção e por espécie. Devemos separar os cabritos das cabras e os borregos das ovelhas. Onde come uma cabra produzindo 2 litros de leite, não pode comer uma cabra produzindo 1 litro de leite. Outro passo interessante é usar a potencialidade das pastagens nativas, principalmente na região Nordeste e realizar um manejo de enriquecimento, rebaixamento para preparar essa caatinga para o período de seca. O outro passo seria utilizar mistura múltipla, principalmente na época de transição chuva-seca, pois isso pode potencializar a caatinga. Nesse período a caatinga ainda possui grande quantidade de massa, porém, de baixa qualidade, por isso, é interessante oferecermos aos animais um pouquinho de energia, proteína e mineiras, para potencializar o ganho. O outro passo é ter uma reserva estratégica de volumoso, como silagem de sorgo, ter palma forrageira e ter feno de uma leguminosa nativa ou exótica e possuir sempre no cocho sal mineral nos 365 dias do ano.

FarmPoint - Fale sobre os subprodutos da mamona na dieta de ovinos e caprinos.

Basicamente são dois subprodutos: a torta da mamona que pode substituir o farelo de soja, pois ela apresenta algo em torno de 40% de proteína bruta e a casca da mamona, que substituiria o volumoso. O grande problema hoje é a ricina, uma proteína tóxica para o animal, porém a EMBRAPA está trabalhando com a possibilidade de destoxificar essa ricina, quebrá-la, para viabilizar a utilização dos subprodutos da mamona pelos produtores de ovinos e caprinos.

Confira o vídeo da entrevista com Leandro Silva Oliveira

Entrevista com Leandro Silva Oliveira from AgriPoint Portais on Vimeo.


Um comentário:

Anônimo disse...

What's Taking place i'm new to this, I stumbled upon thiѕ I
have found It аbsolutelу useful and it has hеlped mе οut loads.
I'm hoping to contribute & help different users like its aided me. Great job.

Here is my web blog: payday loans

Torpedos Grátis

Localizar no Site