terça-feira, agosto 09, 2011

Reflorestamento do Rio do Peixe em Pintadas nossa sugestão




Entenda o mapa feito por nossa equipe e dê sua opinião sobre nossa produção,veja desde a nascente até a região de Pintadas.



Com 136 quilômetros de extensão, o Rio do peixe, considerado o Rio de Pintadas e da Bacia do Jacuipe  desagua no Rio Paraguaçu em Feira de santana, é um dos mais importantes na região semiárido da Bacia. No entanto, ao longo do seu leito muitas atividades praticadas por agricultores, empresas e prefeituras ameaçam a sobrevivência do rio, com o desmatamento das margens e a poluição das águas. Esta semana,nosso portal criou uma campanha de  reflorestamento do Rio do Peixe  e  do Imbé e  esperamos que esta atitude seja  seguida por outros municípios que promovam a revegetação da mata ciliar do Rio.


Planta nativa da região de  Pintadas a ''Agaroba'',seria  na minha opinião uma das  plantas que  deveriam ser usadas já  como mudas,para iniciarem a plantação,além de  ser  muito resistente a longas secas.


Para o produtor que deseja contribuir com a revegetação da mata ciliar em Pintadas, a recomendação é que ele produza a muda das espécies indicadas. “Ele deve selecionar as espécies que tem interesse em plantar, coletar as sementes e produzir a muda na sua propriedade mesmo, em um lugar meio sombreado”,. “Assim, ele economiza em tempo e em dinheiro porque vai cultivar as mudas em um espaço menor, onde consegue controlar melhor seu desenvolvimento”, complementa. Geralmente, ao atingirem 30 cm de altura, as mudas estão prontas para irem a campo.


''Temos que  lutar  o mais  rápido possivel,e  fazer  passeatas nas  ruas,usar  a Rádio Educativa FM 104,9  já para rodar  o comercial,e  outro e mais importante usem os  colegios Estaduais e Municipais,orientem os alunos e usem eles nessa etapa,quanto mais pessoas melhor''






''A nascente  deve estar cheia  de árvores com cerca de 50 metros  em ambos lados'',esta ainda  não está  do modo certo,segundo a Lei  Nº4.771/65.





Prescisamos  do  grande  apoio do Professor Jailton Fernandes,Delman Motta Melo que sempre  se  preocupa  com as  questões  ambientais  em Pintadas,e  também  de  todos  os  alunos  do colégio Normal,Zilda Dias e com as Secretarias Municipais de Educação e do Agricultura já que temos a  ausência  do Meio Ambiente,quando mais pessoas   tomarem atitude  o  reflorestamento será  o mais  rápido possível.




A Secretaria de Agricultura deverá construir viveiros telados de 400 metros quadrados e uma estufa para aumentar a produção de mudas",creio que seja uma boa opção. "O projeto dará certo acredito eu". Me  preocupo  com a degradação ambiental, em particular, das matas ciliares. "A cada cheia dos rios, a área de destruição aumenta na área, trazendo prejuízo para os proprietários".



''Viveiro semelhante cidade de Paulínia-SP





Essa é nossa meta.



Fonte:www.adailtonsilva.co.cc
Fotos:3,4,5 Delman Mota

Postagem: Adailton Silva

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site