quinta-feira, setembro 15, 2011

CODES - Informações Importantes nº 01/Setembro (2011)

Saudações Territoriais!

Por meio deste gostaríamos de socializar convosco e em especial convidar para participar das atividades a seguir.

1) Encontro do GT de Agricultura da Bacia do Jacuípe

Após deliberação do encontro de coordenações dos GTS, ocorrida em Nova Fátima (ver item 8 deste informativo), o Grupo de Trabalho de Agricultura da Bacia do Jacuípe se reunirá no próximo dia 16 de setembro, no STTR de Capela do Alto Alegre, a partir das 09:00h.

Esta atividade é uma derivada da demanda do GT e da reunião de coordenações ocorrida em Nova Fátima. Assim, seu objetivo é o reorganizar o GT e estabelecer metas e ações para serem realizadas nos municípios tendo em vista a execução do PTDS.

A atividade será coordenada entorno dos seguintes pontos:

1.1) Reestruturação do GT a partir dos projetos do PTDS e do modelo de organização do GT de Educação, além da discussão sobre coordenações.

1.2) Apresentação das ações de fortalecimento da agricultura familiar e dinamização econômica realizadas no Território na Bacia do Jacuípe e resultados obtidos;
 
1.3) Discussão e levantamento das demandas;

1.4) Elaboração de planejamento do GT de Agricultura, contendo ações prioritárias, ações inter GTs e cronograma de execução.

Reafirmando, a atividade será dia 16 de setembro, no STTR de Capela do Alto Alegre, a partir das 09:00h.

___________________________________

2) Adapta Sertão promove oficina sobre projeto

O projeto Adapta Sertão vem trabalhando no município de Pintadas e em outros da Bacia do Jacuípe desde 2006.  Sua meta precípua é levar um conjunto de tecnologias e práticas para promover a agricultura familiar como medida de resistência à mudança climática.

Em 2009, participamos da V Feira do Conhecimento que teve como temática a produção de alimentos. Uma vertentes da Feira foi o Adapta Sertão. Desde então o Adapta sonha em levar a prática do quintal escolar (horta irrigada) para as escolas e inserir sua prática como parte da educação contextualizada.

Tendo em vista o desejo de mobilizar os outros municipios da Bacia do Rio Jacuípe para estas possibilidades, e considerando que a SEPLAN tem mostrado enorme interesse nessa multiplicação, o Adapta Sertão estará realizando nos dias 3 e 4 de outubro, no auditório do SICOOB em Pintadas a oficina de exposição do projeto Quintal Escolar na Educação Contextualizada.

Os trabalhos terão início no dia 3 de outubro às 14 horas e finalizarão às 16 horas do dia 4 de outubro.  Durante esses períodos serão apresentados de forma prática os produtos do projeto: guia do professor, elaborado para o professor e o jogo, especialmente feito para inserir as crianças e jovens no projeto.

Será muito importante que professores e professoras engajado(a)s com a educação contextualizada comparecesse à oficina, posto que será um momento excepcional para se formar disseminadores do Projeto.

Ressalta-se que as despesas de transporte, hospedagem e alimentação serão de responsabilidade dos participantes.  A REDE será responsável pela organização da programação e dos lanches nos intervalos.

___________________________________


3) Semana de Cultura de Baixa Grande

Baixa Grande estará realizando entre os dias 14 e 17 de setembro a II Semana de Cultura, que será desenvolvida entorno do tema “Renovando a cultura, cultura se faz!”.

A atividade será realizada pelo ponto de cultura do Município em parceria com a prefeitura municipal, e promoverá apresentações teatrais, musicais, arrastão cultural, exposições de artesanato e culinária, além de seminários e oficinas.

No anexo 1 temos a programação e o cartaz da Semana.

___________________________________

4) Copa da Bacia do Jacuípe rolará a bola em outubro

Será realizada a II edição da Copa Jacuípe Sub 17 de futebol masculino. De acordo com as definições conjuntas tomadas hoje, pela manhã em Riachão do Jacuípe, o início da competição será, de forma bastante simbólica, no dia 12 de outubro.

Do nosso Território, participarão da competição as seleções de Pintadas, Riachão do Jacuípe, Capela do Alto Alegre, Várzea da Roça, Quixabeira, Mairi, São José do Jacuípe, Gavião, Nova Fátima e Pé de Serra. Como convidados de outros territórios participarão os municípios de Serrolândia, Jacobina e Capim Grosso.

Os municípios da BACIA DO JACUÍPE que não compareceram e tiverem interesse em participar deverão procurar o Sr Hildebrando Filho, através do email hildebrando.lembranca@hotmail.com, ou pelo telefone 71 9914 6744, solicitando o ingresso do time até a próxima sexta feira, dia 16, para que o mesmo verifique a viabilidade da entrada.

Algumas deliberações da reunião seguem para conhecimento

4.1) Foram divididos 3 grupos. O Grupo A é formado por Várzea da Roça, Mairi, Pintadas e Capela do Alto Alegre. O Grupo B é composto por Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Gavião e Nova Fátima. Por fim, o Grupo 6 é formado por Quixabeira, São José do Jacuípe, Jacobina, Serrolândia e Capim Grosso.

4.2) Todo atleta inscrito deverá apresentar OBRIGATORIAMENTE comprovante de residência do Município.

4.3) Em cada jogo será permitida fazer 5 substituições, incluindo a do goleiro se necessário for.

4.4) A SUDESB fará a escala de arbitragem. Para facilitar o processo, cada município deverá enviar até o dia 01 de outubro a relação dos 10 árbitros que participarão do campeonato. Dentre estes árbitros incluem-se juízes, bandeiras e quarto árbitro.

4.5) Serão 3 o número de cartões amarelos para caracterizar suspensão automática de um jogador.

4.6) Cada município contribuirá com R$ 20,00 por partida para pagamento do quarto árbitro.

4.7) Nos dias 10 e 11 de outubro serão realizadas as capacitações para técnicos  e árbitros. No dia 10 será a capacitação para os técnicos das equipes e no dia 11 dos árbitros. Somente participarão das capacitações os árbitros cujos nomes forem enviados à SUDESB até o dia 01 de outubro (reler o item 4.4). As capacitações acontecerão em Capela do Alto Alegre.

___________________________________


5) CDS Jacuípe dá passos finais para constituição

O Consórcio Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe – CDS Jacuípe – passou por todas as suas etapas de estruturação: construção do Protocolo de Intenções, discussão do documento, revisão e apreciação pelas Câmaras de Vereadores.

Neste processo apenas Várzea da Roça teve o Projeto de Lei reprovado pela Câmara. Ainda assim nosso Consórcio terá um grande peso, com aglutinação de 8 municípios: Várzea da Poço, Quixabeira, Mairi, Baixa Grande, Ipirá, Pintadas, Capela do Alto Algre e Nova Fátima.

No próximo dia 28 de setembro será o momento final de discussão do mesmo. Estaremos realizando no auditório do SICOOB em Pintadas, a partir das 09:00h, a Assembléia de Instauração do CDJ Jacuípe, momento que teremos a presença da SEPLAN, da SEDUR e dos prefeitos da Bacia do Jacuípe que assinarão o documento.

___________________________________

6) Comitê Ecológico propõe criação de órgãos de fiscalização ambiental

O Comitê Ecológico Regional estará realizando uma atividade com a finalidade de fomentar a criação de órgãos de fiscalização ambiental a nível municipal.

A atividade acontecerá no Salão Paroquial de Baixa Grande no dia 15 de setembro as 09:00h e terá como público alvo representantes da Sociedade Civil e do Poder Público dos Territórios Bacia do Jacuípe e Piemonte do Paraguaçu.

Como convidado especial teremos o especialista sobre a temática, Dr Sander Prates Viana, advogado da CPT Sub-Regional (Juazeiro, Bonfim e Ruy Barbosa).

___________________________________

7) Posse da Nova Diretoria do SINTAGRI

A Nova diretoria do SINTAGRI – Sindicato Dos Trabalhadores Públicos da Área Agrícola do Estado da Bahia – tomará posse hoje.

Com espírito aguerrido e proposta de redirecionar dos conteúdos político, ideológico e metodológicos, a nova diretoria do SINTAGRI se voltará prioritariamente às ações sindicais para tornar possível a continuidade e os avanços das conquistas trabalhistas e sociais alcançadas nos últimos anos.

No anexo 2 segue o convite direcionado ao CODES, extensivo a todo Território.

___________________________________

8) Reunião com coordenações dos GTs faz balanço e propõem mudanças institucionais

O Conselho de Administração propôs uma reunião de diálogo com os grupos de Trabalho da Bacia do Jacuípe, tendo em vista a retomada dos trabalhos para a execução dos projetos do PTDS.

Esta atividade, bastante proveitosa, deliberou por uma série de encaminhamentos, sendo alguns de ordem burocrática e operacional, e outras de ordem coletiva que demandará da ação direta dos GTs. Esta últimas segue abaixo para que os GTs se mobilizem no sentido de executá-las.

2.1) Os GTs deverão reorganizarem-se a partir da Experiência da Educação:
a) Com micropolos como unidade de planejamento
Os GTs deverão agrupar os municípios em micropólos. No caso do GT de educação são três micropolos: Pintadas, Várzea da Roça e Nova Fátima. Dentro destes micropolos os demais municípios se encaixam e assim
 
b) Devem ser formadas comissões
As comissões tem a finalidade de construir os projetos do PTDS. Cada será então formada de acordo com os projetos, devendo assim se incumbir de construir o projeto ou, os projetos, de sua responsabilidade. Os agentes territoriais irão colaborar com a construção destes, entrando na comissão de acordo com o alinhamento deles às temáticas. Para facilitar a integração entre as comissões, cada GT deverá ter uma Comissão Institucional.
 
2.2) O CODES deverá promover uma sentada com os prefeitos no sentido de fomentar a criação do fundo municipal de agricultura com 1% do FPM. Além disso, deverá provocar os governos da Bahia e Federal, junto aos demais territórios no âmbito da CET para amarrar este fundo.

2.3) O Colegiado deverá fomentar a participação e o diálogo dos movimentos sociais, de forma especial do movimento de mulheres trabalhadoras rurais, na estratégia territorial;

2.4) Cada GT deverá se encontrar antes do dia 07 de outubro para planejar suas ações para os próximos 6 meses – tomando o PTDS como referencial. No dia 07 de outubro as coordenações dos GTs se encontrarão para planejar as pautas conjuntas. Nesta reunião precedente ao dia 07 de outubro, cada GT deverá também repensar suas coordenações.

2.5) A conferência Territorial de Cultura acontecerá em Baixa Grande dias 18 e 19 de outubro.

2.6) O CODES deverá articular junto aos municípios a Conferência Territorial da Juventude.

2.7) O GT de Agricultura deverá se reunir dia 16 de setembro.

___________________________________

9) Apoio Técnico à Gestão de Empreendimentos da AF

A Coordenação Estadual de Territórios, a EBDA, a SEAGRI/SUAF, a UNICAFES e o SEBRAE estarão realizando entre os dias 26 a 28 de setembro em Salvador a Jornada de apoio à estruturação, gestão e qualificação dos empreendimentos da agricultura familiar nos territórios da Bahia.

A Jornada acontecerá no Centro de Treinamento da EBDA e é de fundamental importância a mobilização de empreendimentos da agricultura familiar de nosso Território. De forma direta, queremos convidar gestores de empreendimentos a participarem da atividade.


___________________________________

Cidadania se faz com participação. Participe! Empoderamento se promove com informação, socialize-as!


Atenciosamente,

Matteus Guimarães Martins
Secretário Executivo da Bacia do Jacuípe
Tel.: 75 8164 6013 --- 75 9152 3056

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site