quarta-feira, setembro 24, 2008

Pesquisa Eleitoral - Pintadas-BA

Pesquisa aponta vitória esmagadora do Partido dos Trabalhadores no município de Pintadas

O pequeno município de Pintadas, administrado pelo PT em três gestões consecutivas, deverá chegar à quarta gestão com altos índices de aprovação em todas as áreas do governo. Pesquisa realizada pelo Instituto Campus, protocolada sob o processo de registro nº 339/2008, já dá como certa a vitória do prefeito Valcyr Rios (PT), candidato à reeleição, com ampla margem de folga contra a oposição. Se confirmada a perspectiva, Pintadas será uma das poucas cidades brasileiras geridas ininterruptamente pelo Partido dos Trabalhadores por mais de 12 anos.

Com índices comparáveis as do governo Lula, o prefeito Valcyr desponta com 75,7% de aprovação da administração pela comunidade e 66% das intenções de voto na pesquisa estimulada. O adversário Damazinho (PR) tem 31,3%. Os votos brancos e nulos somam apenas 0,2% e os que não sabem ou não responderam 2,5%. A margem pode variar 5% para mais ou para menos.

A administração de Valcyr é bem avaliada em todos os setores do governo, com destaque para as áreas estruturantes como saúde e educação, nas quais a aprovação chega a 69,1% e 75%, respectivamente. No quesito abastecimento de água, o índice chega a 62,2%. No que se refere às ações implementadas na área de habitação a aprovação chega 43,2%, e 59,2% para o meio ambiente.

A estreita relação entre o governo municipal, a equipe de trabalho e as organizações sociais na execução das políticas públicas são, para o prefeito Valcyr, o grande diferencial da gestão petista em Pintadas. “Não há um distanciamento entre o público e a sociedade civil, pelo contrário, há uma grande sintonia entre as duas esferas”, afirma.

Ele acredita que parte dessa aprovação é resultado de um projeto político diferente, que vem sendo construído processualmente desde a gestão de Neusa Cadore. “Quando assumiu a prefeitura (entre 1997 e 2004), Neusa enfrentou a retaliação do governo estadual, mas implementou uma série de políticas sociais com apoio da sociedade civil organizada e de ONGs internacionais e conseguiu fazer o ajuste nas contas públicas”, afirma. Segundo Valcyr isso possibilitou um equilíbrio financeiro do município, aumentando a capacidade de investimentos durante a sua gestão, que foi ainda maior com o apoio governo Lula, a vitória do governador Jaques Wagner e de Neusa como deputada estadual. Valcyr diz ainda que a partir dessa relação Pintadas conseguiu canalizar recursos como nunca antes foi possível, a exemplo da conquista de investimentos para pavimentação de diversas localidades, saindo da marca de 30% para 70% da cobertura.

Neusa Cadore, que rompeu com a história da gestão carlista em Pintadas, comemora os índices e ressalta que isso é resultado da inversão de prioridades aplicada desde o início, da gestão participativa, democrática e feita de forma transparente. “Pintadas conseguiu construir as bases necessárias para o seu desenvolvimento e a comunidade abraçou esse projeto político com a consciência de que cada um é responsável pelo futuro do município”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site