O projeto Pintadas Solar
O Projeto Pintadas Solar tem como finalidade promover adaptação com elementos de mitigação às mudanças do clima, tendo como objetivo contribuir para o aumento da produção agrícola da pequena propriedade familiar através do uso de tecnologias de irrigação e geração de energia apropriadas para a região do semi-árido do nordeste brasileiro. É sabido que a região se caracteriza por longos períodos de seca e por forte insolação. A finalidade é alcançar efeito demonstrativo mostrando que a mudança climática, embora tenda a agravar o quadro socioeconômico e ambiental já complexo do semi-árido, pode apresentar também oportunidades de desenvolvimento para a região ao enfatizar o uso de tecnologias renováveis, favorecer a educação e propiciar novas oportunidades de convivência com a seca, tanto em termos técnicos quanto econômicos.
O projeto tem terminado a fase piloto, mostrando a viabilidade de pequenos sistemas de irrigação. As próximas etapas do projeto serão:
- O desenvolvimento de pacotes técnologicos que includam sistemas de irrigação e bombeamento, fertilizantes organicos, cultivos adequatos para o semi-arido, micro-credito e capacitação técnica;
- A viabilidade da produção de biocombustíveis a partir do cultivo de oleaginosas, mandioca e batata.
- Pintadas Solar vencedor do prêmio SEED Award 2008 (Video português) - Artigo (1) sobre o projeto Pintadas Solar (português) - Artigo (2) sobre o projeto Pintadas Solar (português)
Nenhum comentário:
Postar um comentário