quinta-feira, agosto 20, 2009

Ex-deputado interrompe parte da obra da estrada Pintadas / Ipirá

João Emílio de Souza, ex-deputado estadual conseguiu uma liminar para que as máquinas não adentrassem as terras da família.

As obras de asfaltamento dos 48 km da BA 414, que liga Pintadas a Ipirá, iniciada em 21 de maio deste ano, conforme publicação no Diário Oficial do dia 29 de abril, teve que ser paralisada a 02 km da sede de Pintadas e reiniciada três quilômetros depois.

Quem passa pelo trecho, observa os serviços de abertura da estrada por dentro das fazendas, iniciada próximo ao posto de gasolina, na entrada da cidade e interrompe na cerca da fazenda Curral Novo, pertencente à família do ex-deputado João Emilio Souza e reiniciada depois das terras do ex- político.

Procurado para falar sobre o assunto, João Emilio, sem detalhar o caso, disse que as terras pertencem ao seu pai João Souza, que está com 90 anos de idade e não tem como tomar decisão por conta própria, portanto a propriedade, seria dos herdeiros, "cabe a eles a decisão", falou o ex-parlamentar quando encontrado na tarde desta segunda-feira (17) pela equipe do CN no cartório de registro civil do fórum da cidade de Conceição do Coité.

Os rumores das conversas na região teria sido a decisão do ex-deputado em não permitir a entrada das máquinas nos terrenos da sua familia, cujo objetivo da empreiteira seria a retirada de uma curva e encurtar a distância até Ipirá.

Situação idêntica está acontecendo na pequena roça da família de Luiza Maria de Lima, 60 anos, vizinha de cerca do ex-deputado.Nesta área, Luiza conta que plantava palmas, veio a obra da estrada e tomou todo seu terreno, ficando apenas com a casa e o terreiro da frente. "Eles me prometeram pagar R$ 500 e que ficaria com a frente da casa, daqui para a estrada velha", falou ao CN.

A aposentada perdeu toda terra, pois o acostamento da rodovia vai ficar próximo ao banheiro da família, que serve a duas casas. "Seja o que Deus quiser, pois os homens querem assim", lamentou Luiza.

O valor da obra está orçada em R$ 28 milhões e a empresa terá o prazo de 360 dias para a entrega.

Pintadas é a única cidade da bacia do jacuípe que é composta por 14 municípios que não conta com nenhuma via asfáltica para as cidades circunvizinhas. Sua principal ligação para outras localidades é a cidade de Ipirá.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

fonte: CALILA NOTÍCIAS



De pintadas.k6.com.br

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site