segunda-feira, outubro 26, 2009

Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é lançado em Pintadas

A implantação da instituição é fruto de um processo construído ao longo dos anos, segundo o prefeito Walcir Rios (PT).


O município de Pintadas, um dos 14 que compõe a Bacia do Jacuípe, deu mais um importante passo na área sócio-educacional de sua história na sexta-feira (23), quando numa manhã e inicio de tarde bastante concorrida foi lançada a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Centenas de pessoas lotaram o auditório da Escola Municipal, que recebeu educadores, políticos e representantes de entidades ligadas ao movimento.

O pólo da UAB, é uma política do governo federal, implementada pelo governo Lula através do Ministério da Educação e hoje no governo Wagner através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), com a idéia de montar pólos universitários que ofertem cursos de modalidade a distância, permitindo que várias instituições de ensino superior do país, possam ofertar formações a população daquela região, no caso de Pintadas que irá atender a bacia do jacuípe.

De acordo com Norma Gonçalves de Matos, diretora de educação a distancia do IAT, vinculado a Secretaria Estadual de Educação (SEC), a forma como o município de Pintadas absolve com toda a garra ações que visam contribuir no desenvolvimento social da cidade, isso contou bastante para que o UAB fosse implantado. Foi definido depois de muitas discussões e foi avaliada entre muitas cidades de territórios da Bahia. "A história de luta do povo de Pintadas com certeza foi determinante, além das articulações feitas pelos profissionais daqui e dos gestores, para que o governo federal aprovasse esse pólo", justificou.

A implantação da instituição é fruto de um processo construído ao longo dos anos, segundo o prefeito Walcir Rios (PT). Ele é também coordenador do CODES/Bacia do Jacuipe e falou ao CN que há muitos anos vem discutindo a implantação de um curso superior, principalmente para formação dos professores e "recebemos diversas propostas de universidade privada, mas o momento é conseguir uma pública e hoje estamos fazendo através da UEFS, uma relação direta com o Governo da Bahia e Ministério da Educação, evitando custo para os municípios e para os alunos, sem falar da qualidade do ensino", falou Rios.

O prefeito disse ainda que, mesmo sendo presidente do CODES e muitas ações serem instaladas em Pintadas, não há "ciúmes" dos outros 13 municípios, pois "tudo é feito dentro da política territorial e outros investimentos são feitos naqueles municípios que mais participam a exemplo do matadouro que está sendo construído em Riachão do Jacuipe, a fecularia que foi implantada em Mairí e o centro de pesquisa da EMBRAPA, em Baixa Grande", afirmou.

Sobre a UAB, Walcyr admite que Pintadas polarizou a discussão e serão inicialmente dois cursos, letras e pedagogia, oferecendo 90 vagas, existindo ainda a possibilidade da inclusão dos cursos de bacharelado e administração. Logo estarão abertas as inscrições para o vestibular 2010/01 e no meio do ano 2010/2, onde serão lançados mais três cursos.

A universidade irá funcionar na Escola Municipal, que tem 16 salas de aulas, com três pavilhões. O prefeito afirmou que um dos pavilhões será para o funcionamento da UAB.

Para o presidente da Câmara, Valberto Márcio Sena Almeida (PT), Pintadas vive de lutas e frutos que vem colhendo ao longo dos anos pautado em um desenvolvimento local sustentável.

"Apesar de a universidade ser instalada em Pintadas, ela oportuniza a chance de um diploma superior para alunos de todos os municípios do território do Jacuipe. Foi uma luta muito difícil, mas hoje o sonho virou realidade. Desde o início do projeto, entre 2002 a 2003, batemos em várias portas, inclusive com organizações não governamentais da Itália e da França. Pensamos direcionar para os professores, porém, através de um curso superior todos poderão conquistar novos espaços", falou o secretário de Educação do município, Carlos Alberto da Silva (destaque).

A deputada estadual Neuza Cadore (PT), disse que é uma conquista partilhada com toda a região. "Acho que a gente está vendo é a prova de que esse novo momento que da tantos espaços para você discutir a relaidade, como temos o PPA participativo, como a gente tem as conferências, enfim, o governo que tem o compromisso com o estado da Bahia. O dia 23 de outubro vai ficar marcado na história do território do jacuípe e da Bahia, porque vai proporcionar o seu povo a oportunidade das pessoas do sertão em sentar no banco de uma universidade. Temos que agradecer muito a participação da UEFS neste projeto.

Dinamismo da população - Foi assim que o presidente da UNICFS/Nacional, José Paulo justificou o município receber tantas ações lhe credenciando referência entre os municípios do Estado.

Para Zé Paulo, o povo de Pintadas tem uma definição muito clara dos objetivos e do que eles querem fazer. "Em cima destes objetivos foi se construindo uma rede de entidades e no município tem cooperativa para tudo e dentro desta lógica tem o processo político e eles entenderam que não dar para mudar a vida das pessoas se não tiver o processo político dentro destes ambientes", falou Zé.

O que é a Universidade Aberta do Brasil? - O sistema Universidade Aberta do Brasil foi criado pelo Ministério da Educação, em 2005, e propõe a articulação de instituições de ensino superior público tendo como base o aprimoramento da educação à distância.

Visa interiorizar e expandir a oferta de cursos e programas de educação superior, através de parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.

A UAB será resultante da adesão voluntária de 55 universidades federais, além do conjunto de centros federais de educação tecnológica, articulados e integrados com a rede de pólos de apoio presencial para educação à distância, que serão criados e mantidos pelos municípios e estados.

Cada pólo poderá apoiar cursos à distância de diferentes instituições, e o estudante não precisa residir na cidade onde está instalada a sede da instituição consorciada, fato que permitirá atender a todo o território nacional, com a interiorização do ensino superior.

Requisitos para o município ter a UAB - Os pólos de apoio são instalados nos municípios que tenham demanda com formação superior, a demanda mais importante é a de formação de professores. Tem que ter uma estrutura básica de hospedagem, espaço para laboratório de informática, espaço para salas estruturadas e atendimento ao professor, além de outras ações básicas que estão ao alcance de qualquer município.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

Fonte: Calila Noticias


Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site