segunda-feira, agosto 09, 2010

Prezados (as) Territoriais da Bacia do Jacuípe

 Trazemos a seguir quatro importantes informações para vosso conhecimento e participação das atividades.

1)  Encontro do GT de Agricultura

Amanhã estará acontecendo um Encontro do GT de Agricultura da Bacia do Jacuípe. O Encontro será em Várzea do Poço, às 08:30h, no Salão Paroquial, localizado na avenida Antônio Carneiro.

A pauta prevista será:

I)            Informes;
II)          Oficina de capacitação para acesso ao PAA.
III)     Construção do Plano de Negócios da Agroindústria de Mandioca de Mairi
IV)     O que Ocorrer;

Não podemos perder esta única oportunidade de estruturarmos o PAA nos municípios da Bacia do Jacuípe. Perder de estruturarmos o PAA é perder de acessar uma das mais importantes políticas públicas de inclusão da agricultura familiar no mercado.

Sentimos que alguns municípios está com “o pé atrás” por conta da quantidade pequena de manifestações de agricultore(a)s familiares interessado(a)s em participar. Mas bastará iniciar um, e em um ano teremos uma enorme quantidade de Projetos de PAA a fazermos.

Avante! Encorajem-se com o Poeta Chico Sciense que nos disse “um passo a frente você não está mais no mesmo lugar”.

______________________________________________________________


2)  Encontro do GT de Cultura

A coordenação do GT de Cultura, Representação Cultural do Território Bacia do Jacuípe e Fórum de Dirigentes de Cultura, em função das atividades abaixo relacionadas, cancelaram o encontro do GT que aconteceria neste mês de agosto em Gavião. O encontro será no próximo mês (SETEMBRO), e será mantido no Município de Gavião.

A título de conhecimento, as atividades que estão impossibilitando o Encontro do GT são:

- Encontro do Projeto Territorial Arte pela Educação;

- Divulgação de Editais Mais Cultura;

- Agenda da Coordenação do GT;

- Visita do Representante Territorial à cidades da Bacia do Jacuípe;

- Encontros do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, etc.


Tão logo a data esteja remarcada, a mesma será socializada com todo(a)s.

______________________________________________________________


3)  Reunião do Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Bacia do Jacuípe estarás e reunindo no próximo dia 12, às 09:00h no auditório do SICOOB, em Pintadas., cuja pauta será:

1)   Informes
2)   Entrada dos representantes do GT nas reuniões ordinárias do Conselho;
3)   Redefinição de agenda do segundo semestre 2010;
4)   O que Ocorrer.

O(a)s coordenadores de GTs foram informados sobre a necessidade de que cada Grupo de Trabalho envie dois/duas representantes para participarem do encontro, que estará dando início ao novo modelo de gestão do Colegiado Territorial, onde não somente o(a) membros eleitos pelas entidades que formam o CODES farão parte do processo decisório, mas também os representantes eleitos pelos GTs.

Reforçamos a importância da presença das pessoas escolhidas pelos GTs. Caso os Grupos de Trabalho não tenham tido a oportunidade de levar a cabo a discussão, sugerimos que o(a)s coordenadore(a)s se façam presentes e no próximo encontro do GT leve a discussão para os participantes.

______________________________________________________________


4)  Atividade de constituição da Central de Cooperativas

No próximo dia 20 de agosto será fundada  a COOCAF (Cooperativa Central de Alimento da Agricultura Familiar). Esta Cooperativa é resultado de inúmeros esforços para a reorganização da Indústria da carne e Leite do estado da Bahia, tendo como um dos requisitos o acesso do leite advindo da agricultura familiar às benesses da reestruturação.

Parte do processo de fundação é a discussão e reflexão de diversos segmentos das Indústrias acima citadas. E decorrente destas discussões, no próximo dia 13 de agosto teremos convidados do Rio Grande do Sul para falar das suas experiências nestes processos.

A atividade será  na CCLB rofovia que liga Feira de Santana à São Gonçalo às 09:00 horas.

Desde já chamamos a atenção das cooperativas da Bacia do Jacuípe para comparecerem no dia 20 de agosto na fundação da Nova Central. Usando as palavras de Nereide Segala, representante da Bacia do Jacuípe em todo processo de discussão, “vamos dar as mãos para podermos realmente organizar os produtos da Agricultura Familiar e colocar no mercado”.


______________________________________________________________

Solicitamos o reenvio das informações a quem couber, com a finalidade de que os agentes territoriais possam tomar conhecimento das mesmas e participar das atividades.


Atenciosamente,

Matteus Guimarães Martins
Secretário Executivo da Bacia do Jacuípe
Tel.: 75 8164 6013 --- 75 9152 3056

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site