sexta-feira, abril 01, 2011

Escola de Capela utiliza recurso pioneiro de captação de chuva


Depois de inaugurar obras em Quixabeira, nesta sexta-feira (25), o governador Jaques Wagner, seguiu para o município de Capela do Alto Alegre, também no Território da Bacia do Jacuípe. Desta vez, Wagner e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, inauguraram o Colégio Estadual Professora Zenilda Fernandes, cujo nome homenageia uma educadora local. A unidade demandou investimento de R$ 1,5 milhão.
A escola conta com oito salas amplas, sala de informática equipada, biblioteca repleta de títulos didáticos e quadra poliesportiva. A inovação fica por conta do sistema de captação de água pluvial automático.
“É a primeira de muitas escolas públicas da rede estadual a utilizar este sistema, que tem capacidade de armazenar 40 mil litros de água das chuvas, mostrando uma alternativa eficaz e sustentável para a manutenção hídrica da unidade”, afirmou o secretário.
O colégio tem capacidade para 960 alunos do Ensino Médio, com estrutura de qualidade para que jovens do interior e da zona rural tenham capacidade de ingressar na universidade. Hoje, são 536 alunos matriculados. Entre eles, Angélica Silva, de 18 anos, que está cursando o terceiro ano.
“Agora temos uma escola adequada para aprender. Me sinto motivada a estudar. O colégio está lindo”, comentou.
De acordo com a diretora da unidade, Jucelma Souza, o colégio é o único a oferecer o Ensino Médio, por isso, abriga muitos alunos das localidades rurais.
“As novas estruturas permitem um ensino mais qualificado. Vamos inclusive qualificar, também, nossa equipe de professores, sem os quais o ensino de nada vale. Só temos de agradecer ao Governo da Bahia”, disse emocionada.
Durante seu discurso, o governador ressaltou que a educação é uma das prioridades centrais do Estado.
“Prova disso é o nosso programa de alfabetização de adultos, o maior do país, Todos Pela Alfabetização. Através dele, um milhão de pessoas aprenderam a ler e a escrever. Vamos continuar investindo na reforma e construção de escolas e, sobretudo, na capacitação de professores”.
A deputada estadual Neusa Cadore também participou do evento. Ela informou que a obra é de fato um importante espaço que a população local conquistou junto ao governo.
“Eu fui prefeita quando não tinhamos um Governo do Estado comprometido e sei da dificuldade que é essa questão de sala de aula. Em Pintadas tive que construir muitas unidades para atender a demanda que nós mesmo criamos ao priorizar o ensino. O prefeito Ney tem sido um guerreiro ao buscar esses investimentos para o município e encontra no Governo Wagner um parceiro”, explicou a deputada Neusa.
Ao discursar ela foi bastante aplaudida pela comunidade e disse que “depois do governo de Wagner, estamos vendo concretizar muitos sonhos: sonho da estrada, da água de qualidade, do posto de saúde, da cidade sinalizada e sobre tudo, este é governo que olha para a zona rural”, lembrou a parlamentar.
“Vamos fortalecer as cadeias do mel, do leite, da fruta e trabalhar para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Aqui em Capela, o prefeito Dr. Nei é parceiro deste governo”, concluiu Cadore.
O prefeito Claudiney Novato (Dr. Ney), afirmou que o governador tem sido leal e cumpridor dos seus deveres. Perante a comunidade ele afirmou que a parceria continua pelo bem de Capela.
“Quero agradecer muito ao nosso governador e a deputada Neusa pelo empenho que tem com o nosso município. Este foi um belo presente que recebemos ao completar 26 anos. Somos gratos a deputada, pois estes alunos estavam estudando nas instalações emprestadas de uma Fundação. Também estamos felizes, pois ela está retribuindo a confiança dos nossos munícipes, que eleição de outubro de 2010 deu 2.528 votos, tornando a mais votada para deputada estadual”, disse Ney.
Capela fez 26 anos de emancipação política administrativa no último dia 19 de março.
Mais estradas – No governo passada Wagner reconstruiu a estrada que liga Capela a Nova Fátima e desta vez disse que o projeto de recuperação da BA-242, que interliga Capela à Estrada do Feijão, está em andamento.
“São 20 quilômetros que estão sendo orçados para o segundo semestre do ano. Como afirmei, estamos num momento de organização de recursos para potencializarmos ainda mais o crescimento da Bahia”.


Fonte: Agecom-BA | Foto: Raimundo Mascarenhas
Texto: Paulo Marcos

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site