segunda-feira, abril 04, 2011

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO EM BOVINOS - PINTADAS-BA

Aconteceu nas comunidades Santana e Fecha,  a primeira etapa do Programa IATF - Inseminação Artificial por Tempo Fixo, para o Melhoramento Genético do Rebanho Bovino Leiteiro, dos Agricultores Familiares, do Município de Pintadas-BA.

Este Programa atende 04 municípios da Bacia do Jacuípe,  Pintadas, Capela, Nova Fátima e Gavião, mas poderá, posteriormente,  se espandir para todo o território.

O Programa é executado pela EBDA/FSA, através de sua equipe Técnica, Dr Verdeval,  Dr Roberto Barcelar  ("Beto"), e Dr Luciano, Médicos Veterinários,  em parceria com a Prefeitura , através da Secretaria e Diretoria de Agricultura.

Em 24/03, foi feito o toque retal pelo Dr Beto, para saber quais  vacas estavam vazias e aptas para o processo de IATF - "cincronização de cio", nos currais dos Senhores "Jonas de Pedrinho", "Zuzu" e Noca".




Delman, Diretor de Agricultura,  Julio, Chefe do Escritório Local da EBDA\Pintadas,  Edmarques e Agnaldo, Tecnicos Agrícolas da Secretaria de Agricultura,  fizeram aplicação intravaginal do DIB e aplicação de hormônios (progesterona e estrógeno), para estimular o CIO nas vacas. 




O prefeito Valcyr Rios, esteve presente, frizando a importancia do Programa de |Melhoramento Genético,  para o desenvolvimento da Pecuária Leiteira, em nosso municipio.




No dia 02/04  foi retirado o DIB, e aplicado mais 02 hormônios intramuscular.

Dia 03/04 foi aplicado mais uma dose de hormônio.

Dia 04/04, à tarde,  foram inseminadas 30 vacas bovinas, de 06 Agricultores Familiares, utilizando semem de touros Gir, gratuitos da EBDA, e semem de touros Holandeses,  adquiridos pelos próprios produtores. 

Estiveram também colaborando com os trabalhos,  Dernival Epifânio, Secretário de Agricultura, José Messias,  "Erivelton de Lele", Ezito, "João de Duda", "Vei do Bar",  "Jonas de Pedrinho", "Noca"", "Delegado do Fecha" e "Adailton do Blog Pintadas".

O processo foi filmado pela equipe de reportagem do RHELUZ/PensarFilmes.

Tivemos também a visita de Eduardo, EBDA\Ipirá.




Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site