terça-feira, março 29, 2011

Rede Nacional de Colegiados Territóriais realiza audiência com MDA




Florence: Territórios da Cidadania cumpre papel estratégico no combate a pobreza



O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, apontou nesta quinta-feira (24), em encontro com representantes da Rede Nacional de Colegiados Territoriais (RNCT), a importância de ações de desenvolvimento territoriais para levar políticas públicas de cidadania e geração de renda a regiões de baixo desenvolvimento econômico e social. Entre essas políticas públicas, Florence destacou o Programa Territórios da Cidadania como estratégico no programa de combate à pobreza extrema que será desenvolvido pelo governo federal. “O Territórios da Cidadania é parte da mais efetiva experiência de promoção de inclusão produtiva, de mobilidade social e de disponibilização de serviços públicos da história do Brasil”, explicou.

Florence destacou a integração de ações do governo federal, estados, municípios e da sociedade civil proporcionada pelo Programa Territórios da Cidadania. “Esta integração faz com que o Programa seja uma referência para a administração pública brasileira e uma referência para outros países.”. Nesta semana, uma delegação de El Salvador está no Brasil para conhecer o modelo do Programa Territórios da Cidania. Até sexta-feira, a delegação visita dois territórios do Ceará, Sertão Central e Vales do Curu e Aracatiaçu.

“A pobreza extrema se encontra em muitos Territórios com municípios com menos de 50 mil habitantes, onde estão os trabalhadores rurais e os agricultores familiares e acreditamos que os colegiados territoriais são um bom aliado do governo para alcançar essas pessoas que estão na pobreza extrema”, reforçou o engenheiro agrônomo Ubiramar Bispo de Souza, da coordenação da Rede.

Durante o encontro, a Rede apresentou ao ministro sua carta de princípios e defendeu a importância do projeto de lei que cria a Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR) e do enfoque territorial e o combate a pobreza extrema. “Somos conhecedores deste problema". O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), Jerônimo Souza, destacou que há profunda concordância com os pontos apresentados.

Rede
Lançada em março de 2010, a RNCT reúne membros da sociedade civil, gestores públicos e membros de colegiados rurais das unidades da federação. A Rede é formada por 254 colegiados em todo o Brasil. A abordagem territorial já abrange completamente 11 estados e a ideia da rede é ampliar as iniciativas em todos os estados para favorecer os arranjos produtivos locais e integrar políticas públicas de estados, municípios e governo federal.

Territórios
Lançado em fevereiro de 2008, o Programa Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio do desenvolvimento territorial sustentável.

A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia. 

FONTE:

Atenciosamente: Neliane Rios

Técnica de Base de Serviços de Apoio a Comercialização
Território de Identidade da Bacia do Jacuípe
Tel. 75 81191225

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Paróquia Pintadense

Portal Bacia do Jacuípe

Polo Pintadas UAB

Secretaria de Educação

Colégio Normal de Pintadas

Localizar no Site