sexta-feira, abril 01, 2011

Julita Trindade é homenageada da ALBA

Durante a homenagem a deputada estadual Neusa Cadore (PT/BA) apresentou a biografia da homenageada que emocionada recebeu o carinho do público.


A pintadense Julita Trindade de Almeida militante dos movimentos sociais do município de Pintadas foi homenageada quinta-feira (31), durante a Sessão Especial do Março Mulher, na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador.
Durante a homenagem a deputada estadual Neusa Cadore (PT/BA) apresentou a biografia da homenageada que emocionada recebeu o carinho do público que lotava o Plenário da Casa. Ao todo foram homenageadas 14 mulheres da Bahia.
Confira a seguir o pronunciamento da deputada durante o evento.
“Formada em História pela Universidade do Estado da Bahia, Julita Trindade de Almeida é de Pintadas e milita nos movimentos sociais. Desde a juventude compreende a importância da participação política e seu papel transformador na sociedade, convicção que a levou a integrar o Partido dos Trabalhadores.  Julita possui uma sólida formação humanística e social decorrente da sua participação nas Comunidades Eclesiais de Base.
Desde a década de 1980 se envolveu na pelo direito humano à água e participou ativamente das ações que transformaram o município de Pintadas no primeiro do Nordeste a efetivar a cobertura de 100% de cobertura hídrica na zona rural, levando cidadania à população do campo, sobretudo à mulher.
Entre 1999 e 2004, exerceu a função de Secretária de Saúde de Pintadas fomentando a discussão do uso racional da água, tendo em vista o seu impacto na qualidade de vida e na saúde da população. Durante sua gestão estruturou toda a secretária, sobretudo na área de prevenção. Ainda nesse período, coordenou uma grande ação de educação ambiental, com apoio da Faculdade de Engenharia Sanitária da UFBA, projeto que resultou no Projeto Pintadas Viva ganhador do prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, pela Caixa Econômica Federal em 2003. Foi coordenadora da Rede Pintadas, composta por organizações sociais que atuam coletivamente no desenvolvimento do município, premiado por órgãos nacionais e internacionais.

Julita integra diversos movimentos ligados aos setores do cooperativismo, associativismo, agricultura familiar, mulheres e educação. Foi vice-presidente da Cooperativa de Crédito Rural de Pintadas e foi membro da diretoria da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária – UNICAFES. Participa do movimento de mulheres de Pintadas e da GROOTS, uma rede internacional que discute o papel da mulher no enfrentamento das catástrofes e elabora propostas para ações coletivas.
Julita se destaca pela sua liderança na atuação na defesa dos direitos das mulheres e no fomento à participação feminina nos espaços de poder e decisão; Pela busca incansável por mais autonomia das mulheres com ações de geração de emprego e renda; pelo fim da pobreza; pela luta em prol da erradicação da violência doméstica e familiar; Pela organização popular.
Julita Trindade de Almeida hoje exerce a função de coordenadora do Mandato da Gente. Julita é a pessoa mais sonhadora e mais generosa que eu conheço. É mãe, mulher, amiga. Uma mulher de fé, muita fé, é uma mulher de ação, atitude, que aprendeu e nos ensina que somos fortes quando construímos em nossa volta, uma rede com outras pessoas que acreditam e se juntam para pensar e buscar a realização de grandes sonhos. É assim que crescemos em comunidade. E como ela diz, na vida uma coisa nasce da outra, nós podemos ser como a água, que vai se infiltrando, abrindo caminhos, rompendo todas as barreiras e seguindo em frente.
Parabéns companheira, nós celebramos essa tua vida compartilhada conosco, com tanta plenitude. Somos profundamente gratos por tê-la entre nós. Siga em frente, sonhando e fazendo acontecer”.


Por: Paulo Marcos

Nenhum comentário:

Torpedos Grátis

Localizar no Site